O Conselho Diretor aprovou, como dispõe o estatuto do Clube de Engenharia, o Relatório Anual da Diretoria, relativo ao período de setembro de 2006 a agosto de 2007.O intervalo corresponde ao primeiro ano de gestão da atual diretoria, que tem trabalhado intensamente para cumprir os compromissos assumidos com o quadro de associados do Clube de Engenharia.

Entre as atividades desenvolvidas no período, cumpre destacar o fortalecimento da relação do Clube com centros acadêmicos, sindicatos, o Crea-RJ, o Instituto de Engenharia de São Paulo, a Sociedade Mineira de Engenharia, o IAB, entre diversas outras entidades. A diretoria também tem empreendido um considerável esforço para resgatar a nossa Sede Campestre, com atividades esportivas, de lazer e de convívio social. No campo político, a ação popular, proposta em conjunto com outras entidades, que paralisou a Oitava Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e impediu a concretização do modelo que ameaça o controle nacional sobre as estratégicas reservas brasileiras de petróleo. A medida judicial resultou também numa expressiva presença do Clube na mídia.

Entre as inúmeras ações empreendidas no período, ressaltamos a inauguração, em setembro de 2006, da exposição "100 Anos do 14 BIS à Embraer", em parceria com o Museu Aeroespacial da Embraer e o Instituto Cultural da Aeronáutica (Incaer), a primeira realizada no moderno Centro Cultural do Clube.

Visando a integração com outras entidades, o Clube promoveu dois seminários em parceria com a ABPEF – um sobre geração de energia nucleoelétrica e outro sobre transportes urbanos – o IV Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro, com entidades do setor, e o seminário sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com a ABCE.

No campo político, em conjunto com o Crea-RJ, entregamos ao então candidato ao governo estadual Sergio Cabral um caderno de propostas de políticas públicas que diversas entidades da engenharia fluminense haviam formulado como fundamentais para o desenvolvimento do estado.

Um dos momentos marcantes do período, como já informado, foi a histórica vitória da engenharia na Ação Popular impetrada na Justiça Federal pelo Clube, a Aepet, Ilumina, Sindpetro e o Senge-RJ contra a Oitava Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O Clube lançou ainda, em parceria com a Embratel, primeiro um serviço de telefonia direcionado aos locatários do Edifício Edison Passos – o "Clubefone" – e, numa segunda etapa, disponibilizou serviços de banda larga consolidando sua sede como edifício inteligente.

O ano de 2007 marcou o início de uma série de atividades destinadas à renovação da entidade, compromisso assumido pela diretoria ainda no período eleitoral. As sedes social e campestre foram ocupadas por estudantes do Núcleo Estudantil do Clube, criado para dinamizar as relações com os centros acadêmicos de engenharia. Novos grupos de estudantes foram recepcionados pelo presidente e membros da diretoria, passando a conhecer as formas de poder atuar na entidade.

Outra iniciativa da diretoria de grande repercussão nos meios de comunicação, foi o início da campanha contra a “importação” de engenheiros chineses para a montagem da coqueria da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, município do Rio. Os presidentes do Clube e do Crea estiveram com dois ministros do Trabalho – Luiz Marinho e Carlos Lupi – e o secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, para esclarecer que a tecnologia não é nova e nem chinesa, sendo perfeitamente dominada pela engenharia brasileira.

Também é digna de nota a vinda ao Clube do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário estadual de habitação, Noel de Carvalho, e do superintendente regional da Caixa, José Domingos Vargas, para debater os desafios e oportunidades da questão habitacional.

Entre os executivos de nossa maior empresa, a Petrobras, que prestigiaram os convites do Clube, estão o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, o diretor da Transpetro e conselheiro do Clube Agenor Junqueira e o gerente de Assuntos Regulatórios da Petrobras, José Mauro Campos.

Reconhecendo a importância da entidade, o vice-governador e secretário de obras do estado, Luiz Fernando Pezão, esteve novamente no Clube de Engenharia para apresentar as prioridades de sua pasta, com destaque para as obras dos jogos Pan-americanos e a reurbanização das favelas da nossa cidade.

Outro destaque foi a realização, na entidade, da Reunião Pública sobre a construção da usina nuclear Angra 3, que teve a retomada de suas obras de construção aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no dia 25 de junho. O evento, que registrou a presença de mais de 400 pessoas, apresentou o empreendimento e seus impactos econômicos e ambientais.

Os concorridos almoços do Clube contaram nesses doze meses com as presenças do diretor geral do ONS, Hermes Chipp, dos presidentes da Light, José Luiz Alquéres, da EPE, Mauricio Tolmasquim, da Cedae, Wagner Victer, de Furnas, José Pedro de Oliveira, e do BNDEs, Luciano Coutinho, trazendo enorme visibilidade pública à entidade.

Finalizando, podemos afirmar com total segurança, que o nosso Clube de Engenharia mantém-se como entidade de referência nacional para a discussão das questões técnicas e políticas necessárias para a construção de uma sociedade brasileira justa, na qual todos possam exercer a sua cidadania.

A Diretoria

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo