O Clube de Engenharia acaba de passar por um significativo processo eleitoral. Com uma participação expressiva de associados, Francis Bogossian foi eleito Presidente para o triênio 2009 – 2012.

A atual diretoria encerra o seu mandato com a tranqüilidade de ter cumprido com o seu dever, de ter atuado política e administrativamente com seriedade e dedicação. Passamos ao largo de uma crise financeira que dificultou nossa captação de recursos em aluguéis e a realização de eventos. Mas mesmo assim deixamos o Clube de Engenharia em ótimas condições financeiras. Com esforço, muito realizamos nas áreas técnica, cultural, social, institucional, política e administrativa. Temos consciência de que muito mais sempre terá que ser feito.Como vêm ocorrendo estatutariamente a cada três anos, novas perspectivas se vislumbram para o Clube de Engenharia.

De maneira análoga, diante da riqueza que possuímos na camada de pré-sal, a sociedade brasileira hoje está na expectativa de uma guinada nos rumos do desenvolvimento do país. A oportunidade apareceu, fruto do desenvolvimento tecnológico de ponta realizado pela Petrobras ao superar as dificuldades encontradas. Mas, como sempre, as oportunidades também trazem riscos. Conhecido é o conceito da “maldição do petróleo”, e devemos estar atuantes para impedir que isso aconteça com o Brasil.

Temos a oportunidade de desenvolver nossas indústrias. O Brasil necessita de investimentos sociais, infra-estrutura, competitividade do seu parque industrial, tranqüilidade no mercado para a iniciativa privada, elaboração de projetos de engenharia, enfim, de um conjunto de medidas que levem ao cidadão brasileiro as condições para o exercício pleno da sua cidadania.

O Clube de Engenharia, a exemplo da postura de vanguarda que teve quando condenou licitações das áreas de petróleo, indo até à justiça para impedir certos leilões, deve-se manter presente, insistindo no discurso da necessidade de o Brasil transformar o petróleo do pré-sal em instrumento que integre um Projeto de Nação, cujo núcleo seja a transformação da atual sociedade agrário-industrial para a sociedade do conhecimento. Essa é a maior riqueza com que o Brasil deve contar, pois além de ser inesgotável, quanto mais se explora mais se aprofunda e se expande.

Nesse sentido o Clube de Engenharia deverá continuar colaborando com a sociedade brasileira, propondo e apoiando o que for de melhor e mais justo para o Brasil. Temos certeza de que este importante papel continuará sendo cumprido com responsabilidade.
A Diretoria

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo