Participação do Clube de Engenharia

 

1. O trabalho da DETI, por sua disponibilização antecipada, teve boa visibilidade e divulgação, embora as propostas tenham uma complexidade natural para serem compreendidas.

2.  Conforme orientação que seguimos durante toda a fase de elaboração de nossas propostas para a Conferência, nos concentramos nos aspectos técnicos das teses a serem desenvolvidas, sabedores de que a Comissão Rio Pro-Conferência era constituída em sua quase totalidade por entidades sociais e que, portanto esses aspectos sociais seriam por elas apresentados e debatidos.

3.  Para amenizar o fato de nossas propostas terem uma dificuldade de compreensão, o documento da DETI não só abordava teses, mas também contextualizava o ambiente de convergência atual, motivador de todas as mudanças tecnológicas por nós defendidas. Além disso, visando melhorar a compreensão de nossos argumentos, utilizando o material do documento da DETI, apresentamos nossas propostas em eventos na própria Comissão Rio Pro-Conferência, e também em outras ocasiões no Seprorj, Sinttel, etc., em apresentações conjuntas e complementares com o prof. Marcos Dantas.

4.  Nas vésperas da Conecom, algumas propostas adicionais do Clube de Engenharia surgiram, todas com viés social. Dado ao tempo exíguo para análise dessas propostas (cerca de poucas horas antes da sua entrega) nos abstivemos de opinar, reafirmando que as propostas que entendíamos que o Clube deveria defender seriam aquelas contidas no trabalho da DETI.

5.  Acreditamos que na correria para fechar um novo documento contendo as novas proposições do Clube, alguns deslizes foram cometidos. Deu-se a entender que as novas propostas tinham aprovação e autoria de quem não participou de sua elaboração ou tomou conhecimento de seu conteúdo.

6. O documento que constou do caderno de propostas da Conecom, se constituiu em uma colcha de retalhos, com um texto que evidencia impropriedades, que só agora pudemos avaliar.

7.  A apresentação das propostas do Clube no evento foi muito superficial. Fomos preparados para uma apresentação com cerca de 15 slides em 30 minutos. Foi-nos dado apenas 3 minutos.

8.  A avaliação da DETI às propostas adicionais do Clube segue o que já imaginávamos que iria acontecer. Todas estavam cobertas, em parte ou na íntegra, por proposições de outras entidades sociais, e, portanto, tornaram-se proposições irrelevantes para o conjunto de propostas para a Conferência.

9.  Na Comissão Rio Pro-Conferência havia uma separação nítida em dois grupos. O Clube se aproximou perigosamente de pessoas favoráveis ao “racha”, contrariamente à condução anterior que pugnava pela unificação de posições comuns no segmento da sociedade civil.

10.  Tivemos oportunidade de conversar durante a Conecom com pessoas pertencentes às entidades empresariais, e apesar de algumas divergências, eles entenderam o conteúdo de nossas propostas. Devemos nos preparar para desenvolver as teses no ambiente da Confecom. As chances de aprovação são grandes.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo