Clube sedia momento histórico para os reflorestadores

Profissionais de reflorestamento reunidos em assembleia formalizaram a criação da Associação de Trabalhadores de Reflorestamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro (ATREMARJ), dia 26 de janeiro, no Clube de Engenharia. 

A associação nasce em um momento importante para a classe: tramita na Câmara o Projeto de Lei nº 7566/2010, do deputado Hugo Leal, que propõe a regularização da profissão de agente comunitário de reflorestamento e meio ambiente, cujas atividades abarcarão a identificação de áreas degradadas, transporte de espécies da flora local, organização de eventos de conscientização para a preservação do meio ambiente e docência em cursos de capacitação. 

O presidente da assembleia, José Antônio de Souza, destacou a importância da associação para os profissionais da área. “Sem organização, nunca teremos representatividade junto ao poder público. Hoje é um dia histórico, o nosso primeiro passo. Agora é hora de fazer a nossa parte, de ir de gabinete em gabinete em Brasília, pressionando na Câmara e no Senado, para que nossos direitos sejam garantidos. Segundo José Antonio, a carência é grande. “Hoje, o profissional de reflorestamento não tem carteira assinada, não tem nenhuma identificação para provar que está trabalhando. A carteirinha da ATREMARJ será a única identificação”. 

A presidência do Clube de Engenharia foi representada por Ibá dos Santos, chefe da Divisão Técnica de Recursos Naturais Renováveis (DRNR), e por Benedicto Humberto Rodrigues, subchefe da Divisão Técnica de Engenharia do Ambiente (DEA). Ibá ressaltou a importância dos profissionais de reflorestamento e meio ambiente. “Além de ser uma atividade diretamente ligada à preservação da natureza, deixando para as gerações futuras um legado sustentável, esses profissionais trabalham com a contenção de encostas”, explicou. Ibá declarou, ainda, que o Clube de Engenharia acompanhará o desenvolvimento do movimento associativo da classe e que somará forças na busca do apoio de prefeituras e do Ministério da Agricultura para a qualificação do trabalho. 

A diretoria eleita na assembléia tem Marcílio Martins na presidência, Alexandre Magno na vice-presidência, Antonio Ferreira e Paulo Sérgio Faiol como 1º e 2º secretários, Carlos Alberto Albuquerque e Luiz Alberto Alves como 1º e 2º tesoureiros e Jorge Luiz Costa e Herivelton Silva no Conselho Fiscal.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo