Novas tecnologias aliadas à convergência digital vêm possibilitando o atendimento de diversas necessidades de serviços de telecomunicações pela sociedade em geral. Wimax, LTE, xDSL, VoIP, redes de nova geração, são algumas dessas tecnologias que têm criado condições para que novas aplicações sejam possíveis de serem ofertadas.

No entanto, não bastam a pesquisa e o desenvolvimento de novos equipamentos. Há necessidade de vontade política para a adequação do cenário local às mudanças que se impõem. No Brasil, já está bastante amadurecida a idéia de um novo marco regulatório nas telecomunicações que procure estabelecer regras democráticas e estáveis para o setor.

Ações do tipo continuidade do Plano Nacional de Banda Larga - PNBL, leilões de freqüências para serviços wireless, regulamentação de operadoras virtuais de celular, a nova Lei do Cabo, novas regras para a renovação dos contratos do serviço de telefonia, todas se colocam no sentido de ativar a demanda e estabelecer um maior leque de opções ao usuário final.

Como resultado, o que se espera, é uma melhora da competição em áreas onde hoje nossas leis não lograram êxito, e conseqüentemente uma possível redução significativa das tarifas, retirando o país do constrangedor posicionamento atual de ter um dos mais caros serviços do mundo.

É importante ainda ressaltar, a necessidade de criação das condições para o ressurgimento de um ambiente forte de P&D nacional, com fortalecimento das empresas de tecnologia e da engenharia nacional na área. Prioridade às empresas com cadeia produtiva no país e incentivos fiscais e de financiamento à produção nacional devem ser mecanismos a serem utilizados.

Estamos no limiar de profundas modificações de nossa sociedade, que terá como um dos alicerces a infraestrutura de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicações). Da correta escolha do modelo institucional, dependerá provavelmente o sucesso do país em se tornar determinante nessa área.

 

Francis Bogossian

Presidente do Clube de Engenharia

 

Wimax : Worldwide Interoperability for Microwave Access

LTE : Long Term Evolution

xDSL : Digital Subscriber Line

VoIP : Voice over Internet Protocol

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo