O Clube de Engenharia e a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) encaminharam carta à presidenta Dilma Rousseff alertando sobre a intenção da Agência Nacional de Petróleo (ANP) leiloar o Campo de Libra, no pré-sal, e cujo potencial, segundo o investimento inicial de prospecção realizado pela Petrobras, pode chegar a dez bilhões de barris de petróleo. 

Resultado das discussões da Comissão do Petróleo, criada no Conselho Diretor do Cube de Engenharia sob a coordenação do segundo vice-presidente Fernando Siqueira, a carta defende a ideia de que o Campo de Libra é um inalienável patrimônio da União e que os insumos que gerará devem ser destinados, através do Fundo Social, à geração de emprego, ao fomento à educação, saúde, habitação, infraestrutura, ciência e tecnologia. A carta lembra, ainda, que, sendo a Petrobras 50% da União, ela deve contemplar melhor o povo brasileiro em cumprimento do artigo nº12 da Lei 12.351, que determina que “(...) visando à preservação do interesse nacional e ao atendimento dos demais objetivos da política energética, a Petrobrás será diretamente contratada pela União para a exploração de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos no regime de partilha de produção”. O Clube de Engenharia e a AEPET esperam que a Presidência da República se posicione no sentido de fazer cumprir a lei e resguardar os interesses da nação em um momento de mudanças na geoeconomia mundial. A carta destaca “a necessidade de repensar a opção de licitar novas áreas e, com muito mais razão o CAMPO DE LIBRA, perfurado pela Petrobrás e com potencial de óleo já identificado. Seria leiloar petróleo e não um bloco exploratório. Um novo cenário se desenha e com ele, é preciso redesenhar estratégias”. 

Assinam o documento Francis Bogossian, Presidente do Clube de Engenharia e Pedro da Cunha Carvalho, Presidente em Exercício da AEPET.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo