Jornal Nacional admite erro ao citar o Clube de Engenharia

Dia 27 de agosto mais um trágico acidente com um bonde do histórico bairro de Santa Teresa mobilizou a cidade. Na noite do dia 1º de setembro, quinta-feira, a Rede Globo, no Jornal Nacional, noticiou que, segundo nota de Fábio Tepedino, diretor de Engenharia da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes (CENTRAL), uma comissão do Clube de Engenharia teria emitido laudo atestando a segurança do sistema de freios dos bondes. Segundo o noticiário da emissora o laudo foi emitido em 2009, quando um bonde matou uma mulher ao perder o freio após ser atingido por um taxi. 

A matéria foi veiculada após a publicação de vídeo gravado em fevereiro onde era possível ver o motorneiro Nélson Correia da Silva - um dos seis falecidos no acidente do dia 27 de agosto - colocando areia nos trilhos para tentar aumentar o atrito com as rodas. 

Após ser citado no Jornal Nacional como responsável pelo laudo, o Clube de Engenharia mobilizou sua assessoria de comunicação no esforço de apurar os fatos. Não foram encontrados documentos que respaldassem a afirmação da TV Globo, o que levou a presidência do Clube de Engenharia a entrar em contato com o próprio Fábio Tepedino em busca de mais informações. 

Neste processo, ficou evidente que o engano havia sido da equipe de produção e jornalismo do Jornal Nacional. O diretor de Engenharia da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes (CENTRAL) encaminhou à presidência a nota citada durante o Jornal Nacional, na qual o Clube de Engenharia não aparece em momento algum do texto. 

Finalmente, dia 2 de setembro último, sexta-feira, o engano foi publicamente desfeito. Durante o Jornal Nacional, em errata, a âncora Fátima Bernardes esclareceu que errou ao citar o Clube de Engenharia na matéria do dia anterior, que nunca emitiu laudo sobre o assunto.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo