A Diretoria de Atividades Técnicas - DAT / Divisão Técnica de Recursos Minerais – DRM do Clube de Engenharia promove, no próximo dia 24 de julho, às 18h, a palestra “Orville Derby e o Desenvolvimento da Geologia Brasileira”, que será feita pelo geólogo José de Ribamar Bezerra, presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro – APG-RJ. O evento será na sede do Clube, situado na avenida Rio Branco 124 -  22º andar, Centro, Rio de Janeiro e maiores informações podem ser obtidas escrevendo para o Chefe da DTE de Recursos Minerais, professor Benedicto Humberto R. Francisco, no endereço eletrônico [email protected].

 

O motivo do evento é o aniversário de nascimento de Derby (dia 23 de julho  de 1851) e considerando a sua trajetória  impar para o desenvolvimento da geologia no brasil.

 

Quem foi Orville Derby?

Orville Adelbert Derby, nascido em 23 de julho de 1851 em Kellogsville, New York, Estados Unidos, publicou 173 trabalhos científicos, todos sobre a Geologia do Brasil entre 1873 e 1915. Seus trabalhos sobre Mineralogia e Geologia Econômica perfazem o total de 48 publicações, além de várias publicações nas áreas de Geologia, Geografia Física, Cartografia, Petrografia, Meteorologia, Arqueologia e Paleontologia. Em 1915, apresentou o Mapa Geológico do Brasil. Derby chegou ao Brasil em dezembro de 1875 para se incorporar à nova Comissão Geológica. Com a dissolução da Comissão em 1877, Derby foi nomeado para o Museu Nacional. Em 1886, foi designado Diretor da Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, tendo permanecido até 1904. Em 1906, foi chamado para organizar o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, tendo residido no Brasil por 40 anos, o que lhe valeu a cidadania brasileira.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo