Clube participa do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e lembra a importância dos métodos de segurança

Diversas atividades marcaram o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho de 2013. O evento aconteceu, dia 7 de agosto,  na Central do Brasil e contou com a participação de Francis Bogossian e Jaques Sherique, respectivamente, presidente e diretor do Clube de Engenharia e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (SOBES), Fundacentro, Supervia, Academia Brasileira de Engenheiros de Segurança do Trabalho (ABEST), Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado do Rio de Janeiro (FASP-RJ), e do Lions Clube. Entre as ações, a demonstração de equipamentos e técnicas de segurança do trabalho, painéis informativos sobre prevenção e conversas sobre saúde e prevenção de doenças.

O objetivo principal é conscientizar os trabalhadores de todas as áreas, empregadores, estudantes e principalmente o poder público sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. Segundo os organizadores, a segurança do trabalho apresenta-se como um dos pilares de sustentabilidade e do desenvolvimento socioeconômico dos países.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, ocorrem mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, levando-se em conta apenas os casos notificados. Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam o Brasil como o 4º país com maiores índices de mortes, acidentes e problemas de saúde relacionados ao trabalho.

O diretor do Clube de Engenharia e 2º vice-presidente do CREA-RJ, Jaques Sherique, foi o coordenador do evento. Sherique, que é engenheiro de Segurança do Trabalho, alertou para a necessidade de políticas públicas na área. “Temos avançado muito quanto à questão no Brasil, mas ainda não atingimos patamares de países desenvolvidos. Precisamos de políticas intensas para melhorar a proteção aos trabalhadores”, afirmou Jaques Sherique.

Na Central do Brasil os participantes puderam tirar a carteira de trabalho, além de realizar exames como medição de glicose e pressão arterial. Também houve apresentação de vídeos sobre doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e tabagismo.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo