A obra da pesquisadora Ceci Juruá traz reflexões sobre a importância histórica de um defensor do nacionalismo econômico brasileiro


A economista e pesquisadora Ceci Juruá , integrante do Conselho Consultivo da CNTU, lança no próximo dia 7 de Novembro, no Rio de Janeiro, o livro "Irineu Evangelista de Sousa - Barão e Visconde de Mauá", com reflexões  sobre o significado histórico da obra do personagem considerado pela autora o "Defensor do Nacionalismo Econômico do Oiapoque ao Chuí", como apresenta o subtítulo da obra.

Juruá explica que, além de 'maior empresário do Império', ele "foi nacionalista e homem de ideias singulares, como singular foi o tempo em que viveu. Tanto quanto as realizações em prol do desenvolvimento, inúmeras e revolucionárias para a época, é necessário enfatizar seu apego aos princípios éticos e à defesa da honra pessoal".

Para a autora, "os obstáculos que ele encontrou decorreram dos acertos e não de desvios em que possa ter incorrido. Imbuído de ideias inglesas, admirador do exemplo – vencedor – norte-americano, frequentador da Europa, sonhou em fazer do Brasil um país soberano, imune à rapina da ‘alta finança’. Como muitos brasileiros de ontem e de hoje, conviveu com os estrangeiros em posição de igualdade, sem submissão, e quis fazer da pátria – o Brasil – uma nação com prestígio similar ao das nações vistas como adiantadas. Olhou para cima e para o alto, com honestidade e altivez".

O livro é homenagem a Mauá, neste ano em que se comemora o bicentenário de seu nascimento, "mas deve também servir a reforçar nossa convicção de que a sociedade brasileira é capaz de gerar elites e líderes populares à altura dos desafios e da grandeza da Pátria".

Lançado pela Editora Jardim Objeto, a noite de autógrafos está programada para começar às 18h30, na Livraria Timbre,no Shopping da Gávea ( Avenida Marques de São Vicente, 52, Gávea, RJ). Ceci Juruá antecipa que sua ideia e dos editores é lançar uma linha de publicações em linguagem simples, preço módico, de homenagem a grandes figuras brasileiras, privilegiando o período do Império,  para participar das comemorações do Bicentenário da Independência em 2022.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo