A palestra “Edgar Cardoso (1913-2000): o engenho e a arte no projeto de pontes”, ministrada pelo professor português, Manuel Matos Fernandes, foi a atração desta terça-feira, 16 de setembro, no auditório do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

Convidado da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) para apresentar algumas palestras no Brasil, Fernandes, que é engenheiro civil, formado pela Universidade do Porto, em Portugal, foi recebido pelo presidente do Clube, Francis Bogossian, pelo ex-presidente da ABMS, Alberto Sayão, e pela presidente do Núcleo Rio da ABMS, Anna Laura Nunes. Bogossian deu as boas-vindas ao professor destacando a importância do tema e Alberto Sayão enfatizou o extenso currículo de Manuel Matos Fernandes, com destaque especial para o livro "Mecânica dos Solos" volumes 1 e 2, lançado em Portugal recentemente. A publicação foi traduzida para o português do Brasil e lançada no Congresso de Mecânica do Solo (COBRAMSEG), ocorrido na semana passada em Goiânia.

Fernandes ressaltou que a palestra surgiu a partir de outra que ele apresentou em vários lugares no ano passado, em homenagem ao centenário de nascimento de Edgar Cardoso (1913). "Temos a feliz coincidência de também completar-se 50 anos da Ponte da Arrábida do Porto, uma das obras primas da engenharia portuguesa, projetada e construída por Edgar Cardoso e que desde o ano passado é considerada Monumento Nacional", destacou o professor.

As estruturas projetadas por Edgar Cardoso tinham um valor estético muito grande, além de outro aspecto que merece referência especial: o engenheiro foi um grande adepto dos modelos físicos em escala reduzida e começou como projetista de pontes no fim da década de 1930, quando ainda não existiam modelos de cálculo que permitissem simular estruturas com precisão. Em seguida, o professor apresentou alguns slides com modelos de pontes projetadas por Edgar Cardoso, discorrendo sobre seus aspectos físicos e especificidades, como a ponte Macau-Taipa, em Macau, a ponte Estaida de Portugal e a Ponte São João, no Porto. Verdadeira aula na arte de projetar pontes.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo