Numa realização da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) as arquitetas, Esmeralda Máximo, Renata Pires e Leise Vales apresentaram no dia 27 de maio, no Clube de Engenharia, a palestra Designer Hospitalar: projetos centrados no ser humano.

O Design Hospitalar tem como proposta identificar as necessidades do ambiente e do paciente, criando projetos que visam o atendimento de maneira humanizada. É uma ferramenta que torna tangível aos olhos do usuário o cuidado e o bem estar no ambiente em conformidade com as melhores práticas médicas. Engloba hospital, funcionários, usuários, familiares e a organização como um todo, pensando em conjunto o ambiente hospitalar e suas complexidades. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados.

“A relação que se faz entre o design e a humanização é grande, já que toda parte de design que é feita para acolher as pessoas é fundamental. Por isso, é tão importante escutar todos os envolvidos”, destaca Leise.

O processo envolve, além da parte estética, toda parte de programação visual e de sinalização de fluxo como, por exemplo, a identificação de portas de maneira legível, agradável.

Durante o desenvolvimento do projeto, existe um cuidado especial com os materiais usados, que devem ser seguros, de fácil manutenção e seguir os critérios de assepsia indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com as designers, o grande “inimigo” nos hospitais são os elementos abrasivos da limpeza. Por isso, materiais como acrílico com impressão reversa, as placas ACM, que é um tipo de revestimento em alumínio de alta resistência e leves, e as chapas de poliestireno (PS), muito utilizadas para comunicação visual em serigrafia e impressão digital, são dos mais indicados.

A palestra trouxe também vários conceitos sobre a importância da identidade visual, do conforto que determinadas cores e materiais, como a madeira, trazem para dentro de ambientes considerados frios. Um belo trabalho de pesquisa em benefício do outro.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo