3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado

O desenvolvimento sustentável da Amazônia será o principal assunto, nesta semana, do 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, nos dias 15 e 16, em Manaus. O evento terá o tema "Amazônia Brasileira e Pan-Amazônia: Riqueza, Diversidade e Desenvolvimento Humano". O Presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, participará, no dia 16 (sexta-feira), do painel "Ciência e desenvolvimento da Amazônia". Roberto Saturnino Braga, Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado e conselheiro do Clube de Engenharia, também estará presente em mesas nos dois dias.

Um dos objetivos do evento é lançar um olhar mais amplo sobre a Amazônia, frequentemente tratada como uma questão meramente regional, uma vez que as questões ecológicas são determinantes no desenvolvimento global. Assim, os presentes contribuirão para a formulação de diretrizes para um processo de desenvolvimento sustentável desse bioma, de modo que melhore a vida de sua população e torne suas riquezas naturais, em suas diversas formas, capital estratégico gerador de riqueza. Esse processo deverá contar com atuação intensa da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em respeito à Pan-Amazônia, o congresso ainda irá discutir o desenvolvimento das porções amazônicas fora do Brasil.

Para isso, contará na programação com painéis sobre "Saúde dos povos tradicionais", "Questões do direito: biotecnologia, direito ambiental e questão fundiária", "Desenvolvimento da Amazônia e a soberania nacional", e outros. Neles, debaterão representantes da Unesco; de universidades; da Fiocruz; do exército; do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; governos estaduais; Museu da Amazônia; entre outras entidades.

O evento é gratuito e acontecerá na Universidade Federal do Amazonas. A organização conta com a parceria entre o Centro Celso Furtado e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com o patrocínio da Itaipu Binacional.

Serviço
15 e 16 de setembro de 2016
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Auditório Rio Amazonas - Faculdade de Estudos Sociais
Av. General Rodrigo Octávio, 6.200
Campus Universitário Sen Arthur Virgílio Filho, Setor Norte
Bairro: Coroado I; CEP: 69077-000

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo