Informe 11/06/2018 - Especialistas debatem acidente geológico-geotécnico em Petrópolis

Especialistas debatem acidente geológico-geotécnico em Petrópolis

Na próxima quarta-feira, 13, das 14h às 18h, a diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e a divisão técnica especializada de Geotecnia (DTG) promovem o evento “O acidente geológico-geotécnico no km 81 da BR-040 em Petrópolis e suas consequências”. São palestrantes o engenheiro Marcelo Hastings, da PCE Engenharia e o professor e consultor Willy A. Lacerda.

O evento abordará aspectos técnicos que guardam relação com o acidente que resultou em uma cratera de 7 metros de profundidade e engoliu uma casa na comunidade do Contorno, na margem da BR-040, em Petrópolis. No mesmo local estava sendo construído um túnel de 5 kms, parte das obras de duplicação da pista, abandonada há mais de um ano por falta de verbas quando o acidente aconteceu.

A realização do painel conta com o apoio da divisão técnica especializada de Construção (DCO), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS-Rio), Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE-Rio), Associação Profissional de Geólogos do Rio de Janeiro (APG-RJ) e Sociedade Brasileira de Geologia (SBG – Núcleo RJ/ES).

Serviço:
Dia 13/06, quarta-feira, 14h às 18h
20º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Petrobrás: origens da crise e alternativas

Sensibilizar a população e refletir sobre alternativas para resgatar o poder da Petrobras, bem como o seu papel no desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil são alguns dos objetivos do debate “Petrobrás: origens da crise e alternativas”. O encontro, que colabora para a mobilização social contra o desmonte da Petrobrás e o seu retorno ao papel histórico de provedora do abastecimento, derivados e petroquímicos, conta com a participação de Luiz Pinguelli Rosa (COPPE/UFRJ), Pedro Celestino (Clube de Engenharia), Felipe Coutinho (Aepet), José Maria Rangel (FUP) e Agamenon Oliveira (Senge-RJ).

O evento é fruto da parceria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) – ambos programas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) –, Clube de Engenharia, Federação Única dos Petroleiros (FUP), Associação de Engenheiros da Petrobrás (Aepet) e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ).

Serviço:
Dia 13/06, quarta-feira, às 17h
Palácio Universitário - Auditório Pedro Calmon
Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo