O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, convida os estudantes e demais interessados a participarem do Encontro.

EM MOMENTO DE EXTREMA CRISE DA ENGENHARIA NACIONAL ENCONTRO ESTADUAL REÚNE MAIS DE 500 ESTUDANTES NO CLUBE DE ENGENHARIA

 Com inscrições encerradas e crescentes manifestações de interesse em acompanhar o encontro, palestras e debates serão transmitidas ao vivo no site e nas redes sociais do Clube de Engenharia

No próximo sábado, 18 de agosto, o Clube de Engenharia abrirá suas portas para receber os mais de 500 inscritos para o 2º Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia (2º EFEEng). A primeira edição aconteceu em agosto do ano passado, com cerca de 250 participantes, com os estudantes à frente de toda organização, capitaneados pela Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE).

Em 2018, mais de 40 alunos de diversas universidades públicas e privadas trabalham para oferecer um encontro de qualidade para os inscritos. Entre os temas em pauta, o mercado de trabalho.

Com a impossibilidade de novas inscrições, todos os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo de palestras e debates, desde às 9 horas, no site do Clube de Engenharia. O link estará disponível em banner no topo do site, e apontará para a página da entidade no You Tube. O streaming também será divulgado nas redes sociais do 2º EFEEng e do Clube de Engenharia.

A palestra de abertura, do presidente Pedro Celestino, tratará do papel da engenharia como fator de desenvolvimento nacional intimamente ligado à tecnologia e inovação.

Jalme Pereira, máster coach, consultor, professor, gestor e pesquisador do Comportamento das Lideranças será responsável por dar a partida antes mesmo da abertura oficial.

O período da manhã trará três temas fundamentais para o futuro engenheiro, tanto no que diz respeito à função social como cidadão, quanto à atuação como profissional responsável por escolhas que impactam diretamente a sustentabilidade. Graduandos da Universidade Federal Fluminense apresentarão seus projetos voltados a uma engenharia mais sustentável, com técnicas alternativas de construção, suas vantagens e desvantagens. O ex-presidente do Clube, Raymundo de Oliveira, destacará o papel da tecnologia na construção de uma humanidade mais justa e próspera.

Cibersegurança, assunto que está em debate no mundo desde as denúncias de Edward Snowden, e que recentemente voltou à tona após indícios do uso de dados do Facebook para fins eleitorais nos Estados Unidos da América, também é destaque na programação. O palestrante Fernando Nery já foi membro de conselhos e comitês como o Comitê Gestor da Internet do Brasil e coordena equipes em projetos de segurança digital, como, por exemplo, nas Eleições Eletrônicas Brasileiras, a Nota Fiscal Eletrônica, o Imposto de Renda via internet, entre outros.

A roda de conversa na tarde do dia 18 permitirá a troca de informações, experiências e percepções sobre temas que foram discutidos em pré encontros realizados por diversas entidades estudantis que discutiram sobre os cursos de engenharia, soberania tecnológica e a falta de incentivos para a criação de tecnologia nacional. A programação da tarde segue com temas importantes para o país, como a visão geopolítica do petróleo, apresentada por Felipe Coutinho, presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras e o panorama do mercado de trabalho da engenharia hoje.

O evento contará, ainda, com a exposição “Dossiê Mariana", que mostra em imagens um pouco do desastre socioambiental que marcou a história do Brasil.

Veja a programação do evento abaixo.

Programação:

08h – Credenciamento - Térreo
09h às 09h20 - Dinâmica de abertura - 25º andar
09h20 às 10h - Abertura Oficial do 2º EFEENG - Inovação e tecnologia: Engenharia como fator do desenvolvimento nacional - 25º andar
10h às 11h - Tecnologia em prol da humanidade - 22º andar
10h às 11h30 - Gestão Sustentável: Técnicas alternativas de construção e biotecnologia em saneamento - 25º andar
11h10 às 12h10 - Cibersegurança - 22º andar

12h às 13h30 - Intervalo para almoço

13h40 às 14h40 - Roda de Conversa - 24º andar
14h50 às 15h50 - Engenharia de Petróleo - foco em Geopolítica - 22º andar
14h50 às 15h50 - Tecnologia BIM - 25º andar
16h às 17h - Nanotecnologia aplicada à Engenharia - 22º andar
16h às 17h - Inteligência Emocional - 25º andar
17h10 às 18h10 - Panorama sobre o mercado de trabalho da Engenharia e o perfil dos profissionais - 25º andar

18h30 - Encerramento / Sorteios - 25º andar

Das 09h às 18h - Exposição "Dossiê Mariana" - O desastre socioambiental que o Brasil não pode esquecer - Galeria do 22º andar

Das 09h às 18h - Stand de Parcerias: cadastro em Banco de Estágios e inscrição para sorteio de bolsas de estudos em cursos - 25º andar

Obs.: Cronograma sujeito a alteração e palestras sujeitas a lotação

Confira também o evento do Facebook aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo