A Marinha do Brasil lançou, no dia 27 de novembro, o primeiro protótipo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), a 300 km do litoral do Rio de Janeiro.

No teste, pôde-se confirmar o correto funcionamento de vários subsistemas e a necessidade de aperfeiçoamento em alguns. Os dados do seu comportamento em voo foram registrados por meio de telemetria, também desenvolvida no Brasil, e, após analisados, orientarão os próximos passos e lançamentos.

O MANSUP possui 5,6 metros de comprimento, pesa cerca de uma tonelada e alcança 1000 km/h em menos de sete segundos.

Esse Projeto Estratégico foi iniciado há 10 anos em parceria com as empresas nacionais: AVIBRAS, responsável pela propulsão; SIATT, que desenvolve o sistema de guiamento, controle e a telemetria; OMNISYS, que realiza o projeto do radar de detecção do alvo; e Fundação EZUTE, que auxilia na coordenação dos trabalhos necessários.

Os dados obtidos com este lançamento permitirão prosseguir na evolução deste projeto desenvolvido com tecnologia exclusivamente nacional, que colocará o nosso País no seleto grupo de fabricantes de mísseis desse porte.

Fonte: Marinha do Brasil

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo