Convite: homenagem ao ex-presidente Hélio de Almeida

Fonte: Wikipédia / Agência Nacional

O Clube de Engenharia convida o Conselho Diretor, diretoria, associados e amigos a participarem, no dia 24 de junho, segunda-feira, às 18h, de sessão do Conselho Diretor em homenagem ao ex-presidente Hélio Mello de Almeida, que teria completado 100 anos no último dia 12 de junho. Na ocasião, a viúva do ex-presidente, Maria Carlota Wolff de Almeida, doará o retrato de Hélio de Almeida para o Clube de Engenharia, instituição que foi a Casa dele durante longo período de vida.

Nascido em 1919, Hélio de Almeida formou-se engenheiro civil e eletricista na Escola Politécnica em 1943. Durante a academia, presidiu o Diretório Acadêmico da Escola Nacional de Engenharia, o Diretório Central de Estudantes da Universidade do Brasil (hoje UFRJ) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Dirigiu diversas obras de engenharia, particularmente no campo ferroviário. Representou o Brasil em Congressos Pan-Americanos de Estradas de Ferro em três ocasiões.

Foi Presidente do Clube de Engenharia nos períodos de agosto de 1961 a agosto de 1964, de 1967 a 1970 e de 1970 a 1973, tendo sido membro do Conselho Diretor de 1955 a 1958 e Secretário Geral de 1958 a 1961. Nos anos 60, foi Ministro da Viação e Obras Públicas e presidiu a Comissão Especial para Assuntos de Petróleo. Também atuou como Deputado Federal pelo estado do Rio de Janeiro, entre 1975 e 1979.

Além do Clube de Engenharia, participou da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Instituto de Engenharia de São Paulo, Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, Clube de Engenharia da Bahia, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro e Associação Cristã de Moços. Também participou de associações e institutos de engenheiros e cooperação técnica da França, Estados Unidos, Inglaterra e Israel.

Possui as seguintes condecorações: Gran-Oficial das Ordens Nacionais do Mérito Militar da Marinha e Aeronáutica, Gran-Oficial da Ordem Condor de los Andes da Bolívia, Medalha do Mérito da Engenharia Brasileira (ouro) e Medalha de Tamandaré.

Hélio Mello de Almeida faleceu em 2002. No ano de 2014 foi homenageado com a inauguração de um busto de bronze no Espaço Hélio de Almeida, no 24º andar do Clube de Engenharia.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo