O crescimento do setor da Engenharia de Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho: uma área de grande responsabilidade. Foto: Edu Lauton / Flickr Secom UnB

No dia 13 de junho, quinta-feira, o Clube de Engenharia sediou a palestra “Engenharia de Segurança do Trabalho como diferencial no crescimento profissional e oportunidades no mercado de trabalho”, ministrada pela professora Celeste França, engenheira química, especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho e mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, foram sorteadas 3 bolsas de estudos de 50% para a pós-graduação oferecida pela Universidade Cândido Mendes na área.

A palestra foi promovida pelo Clube de Engenharia e Universidade Cândido Mendes (UCAM) e contou com o apoio da Divisão Técnica de Exercício Profissional – DEP, Divisão Técnica de Formação do Engenheiro – DFE e Divisão Técnica de Engenharia de Segurança – DSG. A organização do conteúdo foi feita pela coordenação do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Cândido Mendes, que busca formar profissionais que possam identificar situações/agentes causadores de acidentes e doenças do trabalho nas empresas.

“Essa pós-graduação permite aos engenheiros uma segunda graduação pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), permitindo a atuação em diversos segmentos deste importante mercado de trabalho”, explicou Luiz Fernando, coordenador da pós-graduação. O curso está devidamente registrado no CREA, durando 24 meses, com carga horária de 630 horas/aula. A formação só pode ser realizada por engenheiros.

“O engenheiro de segurança do trabalho organiza programas de prevenção, faz planejamentos para melhorar a estrutura do local, entre outras medidas consideradas cabíveis para promover a segurança dos trabalhadores. Também é de sua responsabilidade a emissão de laudos técnicos que atestam, ou não, a capacidade de uma empresa receber trabalhadores com segurança”, esclareceu Celeste, que fez sua especialização na UCAM.

Em destaque ainda o papel de gestor do Engenheiro de Segurança: “O Engenheiro é o profissional responsável por coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais”.

O engenheiro de segurança do trabalho também pode prestar assessoria técnica. “O engenheiro vai até algum ambiente específico e realiza um levantamento do que pode ser ajustado e o que deve ser alterado em prol da segurança do local. Ele visita as instalações, analisa os materiais utilizados, confere a relação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e propõe alternativas para tornar o dia a dia da empresa mais seguro e produtivo”, esclareceu Celeste.

Profissão em crescimento
O Diretor Técnico do Clube de Engenharia, Fernando Tourinho, comentou sobre a atuação desses profissionais. “É uma área de grande responsabilidade, onde o profissional tem importante papel em cuidar da segurança dos trabalhadores e também fiscalizar o cumprimento de normas e procedimentos a serem seguidos”, disse.

A especialista em Segurança do Trabalho, Celeste França, destacou o crescimento do segmento: “A profissão está numa crescente muito elevada, principalmente pela legislação obrigar as corporações a manterem o engenheiro de segurança do trabalho. Quase todas as empresas no Brasil estão admitindo esses profissionais, o que mostra um campo muito grande de atuação”.

Os contemplados com as bolsas de 50% oferecidas pela UCAM foram as engenheiras civis Aline Fagundes e Úrsula Couto e o Engenheiro Eletricista Michel Silvestre. O sorteio foi realizado após a palestra. Úrsula Couto ficou muito feliz com a palestra e ainda mais com a bolsa de estudos: “Fiquei muito feliz em conhecer as novas oportunidades da área. Vou fazer a especialização, e é um desconto que vale a pena,” comemorou.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo