Setores estratégicos na retomada do desenvolvimento do Brasil têm sido alvo de constantes cortes e contingenciamentos de recursos federais. Entre ações e ativa participação, o Clube de Engenharia vem contribuindo com a construção da defesa do setor nacional de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em um amplo movimento reunindo organizações da sociedade civil e da academia. Logo em seguida às eleições, início de maio, o Clube de Engenharia participou do encontro com o ministro Marcos Pontes e representantes de entidades científicas de todo o País, com o objetivo de discutir planos estratégicos para evitar o colapso do setor.

Recentemente, no dia 1º de julho, ex-ministros de C&T, reunidos na COPPE/UFRJ, lançaram uma carta pública alertando para os riscos à sociedade, à educação e à indústria, caso o setor continue a perder investimentos públicos. Ao todo, 10 ex-ministros assinaram o documento. Presente ao encontro, o Clube de Engenharia manifestou seu apoio à importância e à contundência do documento.

É grande a receptividade ao movimento, com a adesão de demais setores. Iniciativas registradas diariamente ao longo dos últimos meses evidenciam a abrangência do tema e demonstram a essencialidade desse debate com toda a sociedade. Entre elas, registre-se ainda o lançamento da Iniciativa para a Ciência e a Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), que pretende atuar junto ao Congresso Nacional, movimento ao qual o Clube de Engenharia também agregou suas forças.

Além das áreas de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, muitas outras levantam suas vozes, inclusive a Engenharia nacional. São debates e ações que envolvem o futuro do Brasil como Nação Protagonista, e refletem também os destinos da engenharia como motor do desenvolvimento.

O Clube de Engenharia levanta suas bandeiras em defesa da Engenharia, da Democracia e da Soberania, alinhado com a sociedade brasileira rumo a um projeto que promova o desenvolvimento com geração de empregos de qualidade, contra o desmonte da capacidade tecnológica da nossa engenharia.

O que nos une hoje é esse amplo movimento de todos os segmentos da sociedade brasileira clamando, em uníssono, por um Projeto Soberano de Nação.

Diretoria

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo