Informe 09/08 - Encontro estadual de estudantes debate no Clube os desafios das engenharias e o futuro do país

O Clube de Engenharia se prepara para receber alunos de diversas instituições de ensino superior de diferentes regiões do estado. Uma realização da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), a terceira edição do Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia (EFEEng) vem de sucessos crescentes em 2017 e 2018, trazendo, em 2019, como tema central “Transformação na Engenharia: empreendedorismo, tecnologia e responsabilidade socioambiental”.

O 3° EFEEng, que acontece no próximo sábado, dia 17 de agosto, no edifício-sede Edison Passos, irá debater questões que compõem a realidade dos jovens profissionais em um país que atravessa momento delicado de sua história, com impactos significativos nas atividades relacionadas às engenharias.

Ao longo do dia o encontro contará com sete palestras que abordarão assuntos importantes para os estudantes em sua formação como engenheiros e como cidadãos. As exposições irão desde os setores fundamentais para os profissionais hoje, como a geopolítica e a economia do petróleo e a internet das coisas, passando pelo empreendedorismo e inovação, até a saúde dos profissionais, com um enfoque humano nos reflexos da depressão no mundo.

Para informações sobre as inscrições, clique aqui.

Programação

9h – Abertura oficial: Presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino.

9h30 –A educação e a Engenharia hoje
Luiz Bevilacqua, professor emérito da UFRJ, criador do programa de pós-graduação do Laboratório Nacional de Computação Científica e da área de avaliação multidisciplinar (de cursos de pós-graduação) da CAPES, além de membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

11h – A internet das coisas
Ercília De Stefano, Mestre em Engenharia de Sistemas pela UFRJ/COPPE, Doutora em Engenharia de Transportes pela UFRJ/COPPE, fez MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior e Pós-doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela UFF. Atualmente faz pós-doutorado em Engenharia Civil pela UFRJ/COPPE e é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense UFF. Já trabalhou em diversos projetos como consultora na área de segurança da informação, projetos de redes de internet segura e Internet das Coisas.

11h – Empreendedorismo social – carreiras com propósitos
Felipe Soares, graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário (CESMAC), Técnico de Segurança (SENAC/AL), Coaching pela Brascoaching e Especialista em estruturas de concreto armado e fundação pela Universidade Paulista (UNIP). Em 2015 Fundou a AZ Construções. É professor convidado da BSSP Centro Educacional no Curso de Gerenciamento de Obras e Projetos na Construção Civil.

11h - Geopolítica e a Economia do Petróleo
Maurício Metri, economista e professor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona disciplinas nas áreas de Economia Política Internacional e História.

13h30 – Roda de Conversa
Espaço de troca de experiências, informações e opiniões sobre os temas da programação.

15h15 – Depressão na Engenharia: precisamos falar sobre isso!
Carlos Albert Franco, diretor de Conhecimento do Instituto Brasileiro de Inovação e Empreendedorismo, vinculado ao Laboratório de Integração Sensório-Motora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, CEO da SENSES – Neurociência das Emoções.

15h15 –A inovação como agente de transformação socioambiental
Lucas Getirana, graduado em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense/UFF, onde atualmente faz Mestrado em Engenharia de Biossistemas.

16h45 – “Que profissional você quer ser? As novas demandas de um engenheiro”
Margarida Castelló, Engenheira Química, formada pela UERJ, onde também se graduou em Licenciatura em Química. Mestre e Doutora pela Escola de Química da UFRJ. Atualmente é professora do CEFET-RJ nos cursos de Engenharia.

Obs.: Cronograma sujeito a alteração e palestras sujeitas a lotação
Mais informações podem ser obtidas em contato direto com a SAE no e-mail [email protected]

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo