Transformação na Engenharia: Empreendedorismo, Inovação e Responsabilidade Socioambiental

Na Roda de Conversa, estudantes levantaram seus principais desafios. Foto: Diogo Valadares.

Documento aprovado reúne encaminhamentos e resoluções do
3° Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia

Aos dezessete dias do mês de agosto do ano de 2019, às 14h, na sede do centenário Clube de Engenharia, reuniram-se estudantes de Engenharia do Rio de Janeiro, em Roda de Conversa, com o tema central “Transformação na Engenharia: Empreendedorismo, Inovação e Responsabilidade Socioambiental”.

Em torno deste tema foram discutidas as nuances das grades curriculares e como são construídas, com especial atenção às faculdades privadas que constroem suas grades de forma a dificultar a saída  para outras; as dificuldades relacionadas à disparidade, em termos de dificuldade na matemática do ensino básico e do ensino superior, que geram altos índices de reprovação e evasão; a ocorrência de professores “tapa-buraco”; a importância do ensino técnico e a possibilidade de utilizar disciplinas cursadas em ensino técnico na graduação; a presença massiva de professores não fluentes em português no ciclo básico; o preconceito do mercado de trabalho, muitas vezes relatado, com relação aos estudantes de universidades privadas; a importância da busca de oportunidades de aperfeiçoamento dentro e fora da universidade; o caráter essencialmente extensionista da universidade em, propositivamente, atuar em prol da sociedade e do meio ambiente; o papel da universidade na real resolução de problemas ambientais e sociais; a necessidade de atitudes reais em inovação e empreendedorismo que entendam os problemas reais da sociedade e busquem saná-los; e finalmente a quantidade de posições passíveis de ocupação por engenheiros e engenheiras, e o aumento de ocupação de vagas em gestão, em detrimento de competências técnicas.

Como encaminhamentos:

  • A união do Clube, dos Estudantes Fluminenses de Engenharia e de nossa Classe no sentido de adequar as grades das universidades, de forma a visarem a melhor maneira de realizar o ensino-aprendizado. O estímulo à permanência na universidade tem que ser feito através da qualidade e não por conta das diferenças das grades com relação às outras instituições de ensino superior;
  • A união do Clube, dos Estudantes Fluminenses de Engenharia e de nossa Classe, entendendo a necessidade de engenheiros e engenheiras terem conhecimento de seus papéis na sociedade, em prol de uma engenharia mais humana e responsável socialmente;
  • A união do Clube, dos Estudantes Fluminenses de Engenharia e de nossa Classe, entendendo a necessidade de manter-nos saudáveis enquanto seres humanos e habitantes do planeta Terra, em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável real e sem demagogias, em toda atividade da engenharia;
  • A união do Clube, dos Estudantes Fluminenses de Engenharia e de nossa Classe no sentido de fortalecer atitudes empreendedoras e de inovação de notável impacto social e ambiental;

Entendendo o papel e o posicionamento histórico do centenário Clube de Engenharia frente às principais questões que tangem nossa sociedade, desde a abolição da escravatura, passando pelo estabelecimento da República e pela redemocratização, não nos abstemos do entendimento certeiro e não hesitante da defesa da Engenharia e do Desenvolvimento Nacional, da Soberania da nossa nação e da incessante defesa da democracia como característica e prática essencial a todo e qualquer projeto de país.

Sem mais a acrescentar,

Estudantes presentes no 3º Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia.

17/08/2019

 

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