Walter Pinto Costa na celebração de 50 anos da ABES, em 2016 Foto: ABES

Fonte: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, nesta quarta-feira, 4 de setembro, aos 90 anos, de nosso querido amigo, o engenheiro sanitarista Walter Pinto Costa, um dos fundadores da ABES.

Na década de 1980, então presidente da ABES, Walter Pinto Costa promoveu intensa mobilização para adquirir a sede própria, o que afinal se obteve com enorme esforço. A ABES está desde então instalada nessa sede, na Avenida Beira-Mar, 216, 13 andar, no Rio de Janeiro, com seções em todos os estados do país.

A ABES presta suas respeitosas condolências à família e agradece pela grandiosa contribuição do engenheiro à trajetória da entidade e ao setor de saneamento no Brasil. O setor de saneamento está de luto por um de seus grandes expoentes.

Abaixo, republicamos o depoimento de Walter Pinto Costa, por ocasião dos 51 anos da Associação:

“Faço parte da ABES desde que foi fundada. Era parte do grupo que se reuniu mesmo antes da fundação. Em todos estes anos, tivemos avanços consistentes no saneamento. Um desses grandes avanços ocorreu com o Planasa – Plano Nacional de Saneamento, que impulsionou o saneamento no Brasil. A ABES participou ativamente, especialmente com os presidentes Enaldo Cravo Peixoto (engenheiro civil especializado em Engenharia Sanitária) e José Roberto do Rego Monteiro (também diretor do BNH – Banco Nacional da Habitação, que instalou o Planasa).

Em todos esses anos, a situação no país melhorou consideravelmente e muito deve-se à ABES, que sempre lutou pelo saneamento e pela qualificação dos profissionais, que num importante momento do setor, passou a promover congressos em todo o Brasil e valorizou o conhecimento técnico. E isso é muito importante para o nosso setor: informação e divulgação dessas informações para os profissionais e a sociedade em geral.

É muito bom ver a ABES crescendo em todo o país, com a participação cada vez maior dos jovens. Ainda resta muito a ser feito e os novos profissionais devem participar. Além de ajudar o saneamento, participando da ABES eles desenvolvem suas carreiras.

Vivi intensamente esses 51 anos da ABES e da história do Saneamento no Brasil. É com muito orgulho que comemoro mais este aniversário de nossa entidade”.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo