Marcelo acredita que o Biogás pode ser grande aliado do tratamento de resíduos no Brasil. Foto: Fernando Alvim.

A ideia do reaproveitamento do lixo urbano é uma solução cada vez mais necessária do ponto de vista ecológico e também financeiro. Com o objetivo de abordar a importância do biogás para o saneamento ambiental,  esclarecer aspectos técnicos, legais e econômicos na sua produção e uso, o Clube de Engenharia recebeu, em 31 de julho, Marcelo Cupolo, Engenheiro Mecânico, pós-graduado em eficiência energética industrial, MBA em Administração do setor elétrico brasileiro, consultor fundador da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás)  para a palestra ”A importância do uso do biogás para o saneamento ambiental: viabilidades técnica e econômica de seu uso no Brasil.”

“Para uma sociedade cada vez mais carente de energia elétrica, retirar energia do próprio lixo é uma grande oportunidade. O biogás é ótima alternativa, temos muita expectativa na revisão do setor elétrico” afirmou Marcelo Cupolo. O palestrante explicou que há um grande desconhecimento por parte da sociedade, o que se traduz na falta de políticas públicas: “Existe um desconhecimento muito grande no Brasil a respeito do quanto a tecnologia evoluiu, como o biogás tem sido importante no resto do mundo e como nosso potencial é enorme”.

A Associação Brasileira de Biogás e Biometano foi criada em 2013 e tem como principal objetivo o aumento da participação do biogás na matriz energética brasileira. “Nossa principal missão é promover a valorização energética sustentável dos resíduos, desenvolvendo o mercado de biogás”. Cupolo considera que, na área, a ABiogás é uma referência no Brasil, lembrando que há 5 anos ninguém conhecia o biogás e suas vantagens e, hoje, a associação contempla cerca de 60 empresas.

Alternativa sustentável

O palestrante abordou, ainda, o potencial das aplicações do biogás no Brasil e como funciona como uma alternativa viável e renovável para atender à grandes demandas energéticas, além de ser uma ótima solução ambiental: “Uma fonte energética limpa e sua emissão de poluentes é infinitamente inferior à queima de combustíveis fósseis tradicionais, como os derivados do petróleo”, disse.

“O biogás não é uma promessa para o futuro, já é uma realidade” complementou Paulo Murat, Chefe da Divisão Técnica de Engenharia do Ambiente (DEA), ao destacar a força do biogás para a matriz energética nacional.

Desafios 

Para o consultor e fundador da Abiogás, não há dúvidas de que o Biogás pode ser grande aliado no tratamento de resíduos no Brasil. O que falta para alavancar o segmento é regulação para que seja mais competitivo em relação às demais fontes de energia e combustíveis, além de um esforço conjunto de inclusão do biogás em políticas públicas de tratamento de resíduos. “Uma pena que o setor do saneamento ainda seja tão carente no Brasil”, concluiu.

A Palestra foi promovida pelo Clube de Engenharia, Diretoria de Atividades Técnicas – DAT e Divisão Técnica de Engenharia do Ambiente – DEA. Contou com o apoio da  Divisão Técnica de Energia – DEN, Divisão Técnica de Engenharia Química – DTEQ e Divisão Técnica de Recursos Naturais Renováveis – DRNR.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo