Bernardo Griner: 90 anos de liderança e solidariedade

Bernardo e Zélia, filhas Renata e Eliana, genros Davis e Francisco, os netos Dan e Eduardo e as netas Elissa e Suzane. Foto: arquivo pessoal.

O Clube de Engenharia se congratula com as nove décadas de vida do cidadão, do profissional e do ser humano raro que é Bernardo Griner.

Sua história de liderança tem início no Colégio Pedro II, o que o levou a receber, anos mais tarde, o título de Aluno Eminente, entregue aos ex-alunos “que se destacam na sociedade por suas atividades públicas”.

Na Escola Nacional de Engenharia (ENE) foi representante de sua turma em todo o curso.

É engenheiro civil, da turma de 1954.

Como profissional e empresário, fundou com os irmãos Elias, José e Manoel a empresa Griner S.A. Engenheiros Construtores, que desenvolveu no mercado de construção civil por mais de 50 anos.

Desde 1988 atua como Coordenador de Projeto na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na área de Tecnologia da Informação. Muitos foram os projetos desenvolvidos e outros ainda estão em desenvolvimento na FGV sob a sua coordenação.

A intensa atividade social e comunitária de Griner tem lhe propiciado inúmeras homenagens vida afora, tais como na A3P, a mais antiga associação de ex-alunos da UFRJ e na comunidade judaica, onde também é muito considerado por sua capacidade agregadora.

Griner é sócio do Clube desde que se formou, em 1954. Há 33 anos participa, ativamente, do Conselho Diretor. Foi Diretor Social nas gestões dos presidentes Raymundo de Oliveira e Heloi Moreira, cargo que tornou a ocupar na atual gestão, o que faz com que seja tratado como Diretor Social vitalício do nosso Clube.

Unanimidade hoje em dia é uma coisa rara e o Griner é uma unanimidade. Em todos os momentos difíceis do Clube ele lutou pelo fortalecimento da engenharia, e sempre defendendo a unidade. Uma pessoa muito querida. Quem anda com ele pela Avenida Rio Branco sabe que o percurso vai levar o dobro de tempo. Todos querem cumprimentá-lo. Uma pessoa muito querida. Raymundo de Oliveira, ex-presidente do Clube de Engenharia e Conselheiro Vitalício.

Entre os funcionários do Clube de Engenharia, o mais antigo, Fernando Ribeiro, e uma das mais recentes, Denise Dumar, sentem-se orgulhosos de terem a oportunidade de, publicamente, poderem expor o que entendem como atitudes raras nos dias de hoje. Fernando, com 46 anos de casa sempre se surpreendeu com a simplicidade, a modéstia e a humildade que marcam as melhores ações do seu Diretor. Denise se emociona muito com o tempo em que teve que se afastar por questões de saúde e, diariamente, “o Dr. Griner me ligava para conversar, trazer alegria e saber como eu estava”. Ambos destacam a generosidade, a solidariedade, a cortesia e o afeto que Griner imprime, com todos os que convive, nas relações pessoais.

O Griner não tem inimigo. Pode ter adversário, mas inimigo não. Um homem que sempre trabalhou na direção do interesse mais geral da categoria de engenheiro. Um homem de unidade. Uma unanimidade! Sérgio de Moraes, Conselheiro Vitalício

Com o perfil eternizado pelos companheiros de trabalho e vida como um ser humano ímpar, é principalmente na família que o Diretor de Atividades Sociais constrói a definitiva unanimidade! Pai das engenheiras Renata e Eliana, também sócias do Clube, são muitas as histórias que reafirmam o lado humano do companheiro, pai, sogro e avô. Quando a companheira que já havia feito faculdade de Física resolveu cursar ao mesmo tempo as faculdades de Administração e Processamento de Dados, Griner assumiu o controle da casa e o cuidado com as filhas e liberou Zélia para realização de seus sonhos.

E as filhas confessam: “desde cedo nós sabíamos que íamos dividir nosso pai com o mundo, mas mesmo servindo aos amigos, à comunidade judaica, às instituições, ele nunca foi um pai ausente”.

Há muito a comemorar neste 7 de abril!!!

A Diretoria

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo