Carta aberta aos profissionais do Sistema Confea/Crea do Estado do Rio de Janeiro

Na condição de Presidente em Exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro - CREA-RJ, no uso das atribuições que me são conferidas pelo Inciso V, do Artigo 88 do Regimento, venho ponderar sobre os padrões de conduta ética que esperamos sejam seguidos pelos membros desta instituição. A pandemia veio para nos trazer sofrimentos, mas também ensinamentos sobre a importância da valorização das relações humanas, vivenciadas de modo íntegro e respeitoso.

As eleições estão chegando, não só nos municípios, como em importantes entidades. É nessas ocasiões que o oportunismo alcança seu protagonismo máximo. Contudo, as velhas práticas da política não têm mais vez na atualidade, o que temos sentido em nossas próprias peles cidadãs.

Hoje, é necessário que as pessoas mostrem capacidade para o cargo que almejam e demonstrem o que já fizeram, o que já administraram em suas vidas e suas carreiras, já que muitas vezes sequer conseguem administrar as próprias vidas.

O egocentrismo não é mais tolerado. É necessário que se pense no todo, não só no eu. É necessário que os que se propõem a ocupar cargos públicos não busquem tirar deles vantagens particulares, como o abjeto uso do patrimônio público para negócios pessoais.

São os valores que perduram, que devem ser os principais e mais importantes requisitos a nortear a atuação dos candidatos — tais como, consideração e respeito aos adversários, conduta honesta e responsável, senso de justiça, generosidade.

Na democracia, ninguém é grande apenas por si. É em conjunto que se deve sempre agir, mesmo que se detenha o comando. São forças que se unem em prol do bem comum.

Assim, numa disputa, caracteres e capacidades se revelam ao se colocaram contra os direitos dos demais e buscar denegrir quem efetivamente trabalha para o todo, doando seu tempo e sua experiência de modo desprendido.

Repudiamos qualquer agressão gratuita à laboriosa Diretoria do CREA-RJ, que trabalha com afinco e propriedade, o que alguns, movidos por suas ambições pessoais, despreocupados do coletivo, desconhecem, seja pela incompetência ou por se moverem por interesses provincianos e pessoais, o que é inadmissível, mormente em período pré-eleitoral.

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2020.

Francis Bogossian
Engenheiro Civil
Presidente em exercício do CREA-RJ

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo