O Rio de Janeiro do Terceiro Milênio: VLT e outras soluções de planejamento urbano

Engenheiro sugere rotas estratégicas para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Foto: Wikimedia Commons.

Está disponível online o livro "O Rio de Janeiro do Terceiro Milênio - volume 2", de Ivan de La Rocque, lançado no Clube de Engenharia em 2016. Na obra, finalizada antes da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o engenheiro civil afirma: “Como carioca doente que sou, gostaria de ver a região litorânea, de prioridade turística, que engloba o Porto Maravilha, o Centro da Cidade, o Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico, servida por três linhas de Bonde Moderno”. Além de considerar a implementação de ônibus complementares aos trajetos do VLT, o autor destaca os benefícios que as soluções trariam para a população.

Certo de que “Rio de Janeiro merece!” Ivan de La Rocque propõe um esforço unido entre Rio-Ônibus, Clube de Engenharia, Associação Comercial, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Jockey Club. E conclui: “Espero que meus caros colegas engenheiros promovam reuniões no Clube de Engenharia para os necessários exames a serem feitos no plano aqui apresentado. Tenho plena convicção de que o plano promove uma nova política de transportes no Rio de Janeiro, tornando-a, em sua área de influência, muito mais humana e despoluída, facilitando a vida dos usuários”.

Ivan de La Rocque formou-se na Escola de Engenharia da PUC-Rio e também estudou na Oxford Schoolof Technology, a politécnica de Oxford, na Inglaterra. Trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Guanabara (DER-GB) e foi vice-presidente da Companha de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).

Para conferir a obra, clique aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content