Plano de Metas busca alavancar o setor de mineração até 2023

Foto: Ministério de Minas e Energia

No dia 28 de setembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou o Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD), documento que traça 108 metas estratégicas para a expansão do setor no período de 2020 a 2023. E, com objetivo de apresentar o plano e suas principais diretrizes, o Clube de Engenharia recebeu virtualmente, no dia 14 de outubro, o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Alexandre Vidigal Oliveira.

"O objetivo deste plano é o crescimento da mineração. O Brasil aproveita apenas 0,67% do seu território para a atividade minerária, que gera 2,4% do PIB. Entendemos que temos muito a expandir em termos de aproveitamento de área minerária no país, com consequente transformação desse patrimônio em riqueza e possibilidade de aumento do PIB", explicou Oliveira.

O secretário afirmou que o plano busca, também, compromisso com a sustentabilidade. "Nosso programa é de crescimento quantitativo e qualitativo. E nós sabemos fazer. Essa mineração que a gente conhece e que a sociedade, via de regra, tem uma péssima imagem (e com suas razões) é uma mineração que comporta ter uma imagem bastante positiva. Não precisamos copiar modelos de fora. O Brasil sabe muito bem fazer uma mineração voltada às melhores práticas da atividade", afirmou Alexandre Vidigal Oliveira.

O documento é uma chamada de ação tanto para o governo quanto para empresas e trabalhadores do setor e está alinhado ao Plano Nacional de Mineração de 2030. Para Oliveira, é essencial incentivar o crescimento das empresas nacionais, o combate à mineração ilegal e a adoção de boas práticas que alavanquem a participação do Brasil no setor.

As metas do plano estão estruturadas em 10 áreas de concentração temática: 1) qualificar o conhecimento econômico sobre o setor mineral, 2) compromisso socioeconômico e ambiental, 3) ampliar o conhecimento geológico, 4) avanço da mineração em novas áreas, 5) investimento, 6) seletividade de ações para o setor, 7) governança da mineração, 8) gestão e eficiência, 9) combater as práticas ilícitas, e 10) mineração na sociedade.

O PMD já foi apresentado a entidades públicas envolvidas com a mineração, como a Agência Nacional de Mineração, o Serviço Geológico do Brasil, a Frente Parlamentar Mista da Mineração, as Secretarias Estaduais de Mineração, a outras autoridades federais, como também às empresas e profissionais do setor.

Para acessar o documento na íntegra, clique aqui

Para assistir à apresentação completa do secretário Alexandre Vidigal Oliveira, clique aqui

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo