Desafios para a consolidação da Agência Nacional de Mineração

Foto: ANM

Em continuidade à série de videoconferências sobre o impacto da mineração na economia nacional, o Clube de Engenharia recebeu, no dia 28 de outubro, o geólogo Victor Hugo Froner Bicca, Diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Bicca explica que a criação da ANM, em 2017, veio após um período de vários anos de demandas do setor, que pedia a criação de uma agência como forma de modernizar a mineração no Brasil, inclusive com a criação de uma diretoria colegiada que ajudasse a qualificar o órgão. Segundo ele, a agência parte de um conjunto de premissas: controle social, transparência, autonomia, governança, prestação de contas, eficiência, simplificação, integridade, participação do setor e aumento da produção mineral.

"Destas premissas, a governança é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle, postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade", explica Bicca. Com contornos nítidos de o que se quer fazer e como se deve fazer, o setor mineral deve alavancar sua participação na economia.

O Brasil possui uma grande diversidade de recursos minerais e de capacidade de exploração. Um planejamento estratégico, portanto, foi traçado para que essa atividade econômica cresça. A missão, segundo afirma, é promover o acesso e uso racional dos recursos minerais, gerando riquezas e bem-estar para a sociedade. A visão é que a ANM seja uma agente na transformação do setor mineral para o desenvolvimento econômico e social do país, atuando de forma integrada, ética e colaborativa. Como valores, Bicca destacou a autonomia, a cooperação, a excelência técnica, a inovação, a transparência e a integridade da agência.

"São muitas ações envolvidas, e por isso criamos uma implementação em ondas", explica o diretor da ANM. Para o início de 2021, estão previstos, entre outros, a criação do Programa de Governança Corporativa, a Digitalização documental, um Plano de Tecnologia da Informação e a adequação do espaço físico da agência.

Para assistir à palestra na íntegra, clique aqui

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo