O fim do CEITEC é mais um ataque frontal à industrialização do Brasil

Foto: reprodução.

O dia 16 de dezembro ficará na história como mais um passo da política do atraso com a decisão do Governo Federal de extinguir o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC).  Decisões que diariamente vêm desmontando o país, investindo contra a soberania nacional e contra o presente e o futuro da população brasileira. O Decreto nº 10.578, assinado nesta quarta-feira, é passo decisivo para tentar apagar de nossa história uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, criada em 2008, que tem se consolidado como estratégica no desenvolvimento da indústria de microeletrônica e semicondutores do Brasil.

Com isso, o que se propõe é que as atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação sejam absorvidas por organizações sociais (OSs), confirmando que o objetivo explícito é a desindustrialização nacional. É desacelerar o Brasil na competição pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta.

O Clube de Engenharia manifesta sua indignação e repúdio pela inaceitável decisão do Governo Federal de extinguir o CEITEC. Em nome do Brasil que queremos somamos nossa voz centenária em defesa da educação, da ciência, da democracia e da soberania à voz de todos os que hoje lutam contra o crescente desmonte da indústria nacional e o consequente alto índice de desemprego, que podem, sem uma resposta da sociedade brasileira, transformar o Brasil em um extenso território de miseráveis.

Pedro Celestino
Presidente do Clube de Engenharia

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo