SEAERJ faz 85 anos e resgata, em revista, nove décadas de engenharia e arquitetura públicas

Em um encontro virtual aberto ao público a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro comemorou o lançamento do 30º número da revista SEAERJ Hoje, edição especial 85 anos. As páginas trazem não só a marca das oito décadas e meia de atuação da entidade, mas também a participação de seus associados em grandes obras que marcaram a história do Município e do Estado do Rio de Janeiro, como o Aeroporto Santos Dumond, o Maracanã, o Sistema Guandu, Plano Lúcio Costa, Parque do Flamengo, Túnel Zuzu Angel, e o Elevado Paulo de Frontin, entre outros.

Durante a tarde e o início da noite, muitos convidados – entre eles engenheiros e engenheiras que participaram das obras ao longo das últimas décadas – participaram da live que durou cerca de duas horas e meia. Entre os representantes de entidades convidadas para o evento estavam Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia; Miguel Fernández, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-RIO); Jeferson Salazar, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU); Luiz Antonio Cosenza, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ); Igor de Vetyemy, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Ana Paula Guimarães de Farias, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ); Guilherme Fonseca Cardoso, presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA); e Luiz Felipe Pupe de Miranda, diretor geral da Mútua. O vereador do município do Rio de Janeiro, Vereador Reimont Santa Bárbara (PT), representou o Poder Público. A condução do evento foi de Marguerita Abdala, vice-presidente da SEAERJ.

Carmem Lúcia Petraglia, conselheira do Clube de Engenharia e presidente do Centro Cultural da SEAERJ, destacou a relevância do momento deste lançamento. “A revista está aí para mostrar a atividade dos profissionais públicos do Estado do Rio de Janeiro. Ela vem em um momento em que o serviço público sofre uma campanha de desvalorização. No entanto, estamos trabalhando muito intensamente, apesar de todas as granadas que colocaram em nossos bolsos e da boiada que tentam passar por cima de nós. Essa revista vem desmistificar e tirar dúvidas. Mostra que tudo que temos hoje no nosso estado é feito fundamentalmente pelos profissionais públicos. Por isso ela é muito importante e é histórica em uma área muito pouco defendida, que é o valor do serviço público para o desenvolvimento e engrandecimento de um estado e sua sociedade”, declarou.

O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, destacou a importância da SEAERJ e suas bandeiras. “A engenharia e a arquitetura públicas são essenciais para o planejamento das nossas cidades, para a construção de todos os equipamentos de utilidade pública e para a fiscalização daquilo que vier a ser feito pela iniciativa privada. Ela é uma escola de quadros, de grandes profissionais que formaram dezenas de milhares de engenheiros, arquitetos e urbanistas que construíram esse país ao longo das últimas nove décadas. Parabenizo a direção da SEAERJ, a saga de vocês na luta pela preservação da engenharia e arquitetura públicas. São um baluarte de resistência e devemos nos mirar no exemplo de vocês de dedicação à causa pública”, declarou.

Após a apresentação da revista, Alberto Balassiano, presidente da SEAERJ, destacou a importância da revista e do lançamento para o futuro: “Todas as histórias aqui contadas ficarão registradas para o futuro. São duas horas e meia de relatos importantes sobre a engenharia e a arquitetura públicas”.

A revista conta com artigo de Cesar Drucker, diretor de Atividades Culturais do Clube de Engenharia e foi patrocinada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), dentro do contexto dos dias dos Engenheiros (11/12) e Arquitetos (15/12). Acesse a publicação SEAERJ Hoje, edição especial, no site da SEAERJ.

A live de lançamento da revista pode ser vista no Facebook da SEAERJ.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo