O Clube de Engenharia abre hoje suas “portas”, em reunião pelo aplicativo Zoom para receber associados, estudantes, profissionais e empreendedores inscritos para o primeiro evento da série Encontros com Tecnologia, das 18h às 20h.

O Ecossistema de Empreendedorismo: contribuições para superar a crise pandêmica e alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS–ONU)” será o tema de hoje. Os próximos encontros da série acontecerão toda primeira quarta-feira do mês, sempre de 18h às 20h.

A participação requer inscrição gratuita no Sympla, que estará com as inscrições abertas até 17h30.

Venha interagir com especialistas de diversas gerações sobre como superar os desafios atuais e traga suas ideias!

Foco na inovação
Com um formato diferenciado da palestra tradicional a proposta é avançar em oportunidades de networking, na troca de ideias de projetos de interesse profissional, individuais e coletivos. A palestrante é a Engenheira de Produção com mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lucimar Dantas, Gerente de Articulações Corporativas do Parque Tecnológico. Com larga experiência na área, Lucimar se declara uma “missionárida da inovação”.

A expectativa é apresentar o que é o ecossistema de inovação e sua abrangência. E interagir com as muitas demandas que se apresentam em nossos encontros, como trazer referências de ações no âmbito da Covid-19. Trocar ideias de como os atores do ecossistema de inovação podem contribuir para com um problema tão complexo como o que vivemos nos últimos tempos e os ODS podem ser alavancas. Se essas alavancas encontram resistência? Nesses 20 anos que trabalho com inovação, nunca encontrei barreiras para a agenda da inovação e sustentabilidade.

Lucimar Dantas, palestrante, Gerente de Articulações Corporativas do Parque Tecnológico da UFRJ.

Conectividade e Interação
Há tempos a Engenheira Fátima Sobral Fernandes, Empresária e Conselheira Vitalícia, idealizadora do projeto, propõe que o Clube de Engenharia “promova sua transformação digital para se integrar mais ainda à sociedade e exercer nossa engenharia como arte de buscar solucionar os problemas da sociedade em todos os seus aspectos”, como descreve a seguir.

A ideia original da série Brasil Amanhã, a insistência em que realizássemos as reuniões do Conselho Diretor virtualmente são exemplos dessas proposições.  Acredito que a passagem para a era digital é imperativa para a instituição continuar viva. Vivemos em tempos que requerem conectividade e interação e precisamos investir na eficácia de nossas ações de compartilhar nosso saber específico com o mundo, de estimular a troca de ideias e criar espaços para que as pessoas conversem entre si, cocriem projetos a serem desenvolvidos no Clube ou fora dele e entreguem geração de prosperidade e bem-estar à sociedade. Na dinâmica do mundo, infelizmente, temos nos acostumado a uma servidão voluntária e autômata e o isolamento social requerido pela pandemia mostrou a importância relativa do trabalho no desenvolvimento econômico e o quanto temos a necessidade de estar com o outro. O Clube possui um perfil de sócios muito qualificados profissionalmente, de especialistas a pós doutores. Detemos conhecimentos que precisamos compartilhar com a sociedade. Oferecer aos sócios a oportunidade de interagirem entre si, para potencializar o acolhimento e a integração da diversidade existente e buscar- juntos - solucionar os desafios da sociedade é o propósito maior da criação deste evento – ENCONTROS – entre amigos, novos e antigos, entre potenciais parceiros de negócio e ou de projetos sociais, encontros de saberes para criar soluções novas para problemas antigos... Troca de conhecimento e afetiva que possa unir as pessoas em torno de corresponsabilização por soluções coletivas e individuais para os males que nos afligem. A expectativa é que possamos oferecer à sociedade soluções para seus desafios, para além de conectar os sócios das diversas gerações, reaproximar ex-sócios e atrair novos sócios que se sintam identificados com nossas ações institucionais e que queiram contribuir ativamente. Juntos seremos mais capazes de buscar soluções para os problemas graves que enfrentamos na atualidade.

Fátima Sobral Fernandes, Conselheira Vitalícia, idealizadora do projeto e coordenadora

Temas desafiadores
No rol das expectativas a previsão é que haja uma forte interação com especialistas de diversas gerações em busca da superação dos desafios que se apreentam hoje. E é a partir desses desafios que o Diretor de Atividades Técnicas José Eduardo Pessoa de Andrade avalia os resultados deste primeiro encontro.

A idéia é apresentar uma série de eventos com os participantes envolvidos tanto com o aspecto técnico quanto com a interlocução com o outro e com os temas que serão propostos. Conversar sobre o empreendedorismo leva aos desafios do mercado de trabalho e também ao envolvimento com o desafio de poder gerar contribuição para a sociedade. O desafio da inovação pode levar ao desafio de como lidar com a pandemia, esse tema de tão grande complexidade. O que há de diferente na série “Encontros com a Tecnologia” é, ainda, o uso da plataforma Zoom de forma a permitir que grupos de participantes levantem questões entre eles, com os palestrantes e com a coordenação. Seremos muito mais provocadores do que moderadores. Em um clima descontraído queremos que o Clube tenha um diálogo de maior integração com engenheiros e engenheiras, e com a sociedade, a partir da reflexão e visão de cada um dos presentes e dos resultados obtidos em cada encontro.
José Eduardo Pessoa de Andrade, Diretor de atividades Técnicas, coordenador.

 Via de mão dupla
A troca de ideias entre gerações, as experiências profissionais que podem levar a Engenharia a contribuir com o desenvolvimento economico são fundamentais. Mas para o o Diretor de Atividades Culturais, César Drucker, a experiência vai além, com o foco histórico em uma nova cultura.

Durante o isolamento social a cultura do Clube mudou. A cultura entendida como “conjunto de padrões de costumes” mudou efetivamente do modo presencial para o virtual. Passaram a ser virtuais as Reuniões da Diretoria e do Conselho Diretor; tivemos a primeira eleição por votação remota, muito bem sucedida; e desde o inicio da pandemia, mais de sessenta palestras sobre temas da engenharia e de interesse nacional foram divulgadas no conjunto de vídeos “Brasil Amanhã”. Lançamos o podcast Construção Nacional. E agora o novo formato da série “Encontros com Tecnologia” propõe mão dupla: um instrumento da tecnologia da informação/comunicação para agregar nossos sócios, em interlocução com a sociedade, com a finalidade de conhecermos melhor, por exemplo, as graves questões que nos envolvem em plena pandemia, e delas participar mais ativamente.
César Drucker, Diretor de Atividades Culturais, coordenador.

Disponibilidade para o coletivo.
Finalmente, um dos mais jovens conselheiros da Casa, comemora o fato de, em plena pandemia, o Clube de Engenharia apostar e estimular em uma visão propositiva, em novos formatos de apresentação, com novas tecnologias.

O momento é de transformação. Muda o objetivo central de pessoas que se reúnem para debater um tema específico para um formato que reúne grupos que se articulam com visões diferentes e principalmente com a proposta de trocar ideias. Na prática, não está longe do que o Clube de Engenharia sempre fez em sua longa e histórica trajetória, em permanentes investimentos na valorização da ciência e tecnologia e dos grandes debates nacionais, percebendo as transições do mundo, que não parecem transitórias. Pelo lado do mundo da Engenharia, pensar numa solução do que já se conhece com o olhar da inovação e das tecnologias sociais. Nas reuniões vamos deixar claro que o espaço é muito mais de conversa e que o importante é estar disponível para o coletivo.
Lucas Gitirana, Conselheiro, coordenador.

 

 

SERVIÇO
Evento: Encontros com Tecnologia
Tema: O Ecossistema de Empreendedorismo
Dia: Quarta-feira, 07 de abril de 2021
Hora: 18h às 20h
Plataforma: Zoom

Inscrição: gratuita no Sympla.

Reunião Zoom: https://us02web.zoom.us/j/88994780858?pwd=VzFSUnJaTitiRWkvV2ozNTV1cXZKZz09

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo