Engenharia e desenvolvimento: uma relação circular

O Brasil necessita, de forma urgente, de uma política industrial e de desenvolvimento que seja capaz de reverter a destruição da engenharia nacional. Foto: Agência Brasil

Sob justificativa de combater a corrupção, assistimos, nos últimos anos, ao desmonte de empresas nacionais geradoras de emprego, renda e desenvolvimento. Sem dúvida, uma relação circular. Para aprofundar o debate sobre esse cenário, o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP) organizou, no dia 19 de abril, o encontro virtual "A Engenharia na atualidade da nação brasileira".

Participaram Francis Bogossian, presidente do IBEP, da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e ex-presidente do Clube de Engenharia; Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia; Leônidas Cristino, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional; e José Velloso Dias, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

Um rico debate se estabeleceu entre os representantes do setor a partir do consenso de que é necessário encontrar saídas. Francis Bogossian lamentou o distanciamento cada vez mais crescente do Brasil em relação aos países desenvolvidos, apesar de nossas riquezas e expertise. "Não há investimento e nem perspectiva de retomada de desenvolvimento em áreas estratégicas e fundamentais para a subsistência de uma nação e seu povo, principalmente os mais carentes", apontou.

Para o deputado federal Leônidas Cristino é importante denunciar o fato de que o Estado brasileiro investe cada vez menos, década após década, em engenharia de infraestrutura. "Se considerarmos os investimentos públicos federais, o Brasil chegou hoje ao pior patamar desde 1947, quando esse indicador começou a ser medido". "Não estamos investindo nem o mínimo necessário para cobrir a depreciação dos ativos de infraestrutura", criticou, citando estradas, ferrovias, hidrovias, portos e saneamento básico. Para Cristino, sem um plano nacional de desenvolvimento a entrega de ativos estratégicos do país, como Eletrobras e Petrobras, continuará de forma avassaladora e sob a falsa premissa de um ajuste fiscal.

José Velloso (ABIMAQ) salientou que a pandemia de Covid-19 acelerou, no mundo inteiro, a transformação da produção para a adoção de novas tecnologias e inovação. Os impactos econômicos ainda estão sendo sentidos e o Brasil precisa estar preparado para esse contexto adotando uma política de Estado para o desenvolvimento industrial em setores estratégicos. "Se não investirmos em engenharia nacional, passaremos o resto da vida importando tudo. Até máscaras", denunciou. "Vamos viver um novo boom de commodities e o Brasil precisa aproveitar isso para desenvolver emprego e renda", continuou, expondo a necessidade de aproveitar essa onda para retomar e fortalecer a indústria nacional de forma sistematizada e ainda mais estrutural do que ocorreu no início dos anos 2000.

Pedro Celestino deu ênfase à luta, ao longo da história do Brasil, para que o país deixasse de ser uma simples colônia exportadora de matérias-primas e se tornasse uma nação industrializada e que oferecesse condições dignas para sua população. Trata-se, segundo ele, de uma luta mais atual do que nunca. "Nós desenvolvemos, a partir dos anos 1950, uma das melhores engenharias do mundo. No campo da infraestrutura, chegamos a competir em 41 países, incluindo os EUA e a China. Essa engenharia foi destruída", criticou Celestino, apontando objetivos políticos na Operação Lava-Jato e lembrando que a corrupção deve ser investigada e punida, mas não ao custo da existência das empresas nacionais.

Vale a pena conferir e acompanhar reflexões, embates, visões diversas, e a importância e qualidade do encontro sobre “A Engenharia na atualidade da nação brasileira” patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP).

Para ter acesso ao evento na íntegra basta clicar aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo