Propostas da Febrageo aos candidatos da eleição 2018

A Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega atualmente 28 entidades regionais representativas constituídas exclusivamente de Geólogas(os) ou Engenheiras(os) Geólogas(os), formadas por associações e sindicatos brasileiras, que representam mais de 12.000 profissionais espalhados por todo país. A FEBRAGEO é dirigida por um Conselho de Representantes, uma Diretoria Executiva e um Conselho Fiscal, que desenvolvem suas atividades de forma honorífica.

A FEBRAGEO possui as seguintes finalidades: a) coordenar a nível nacional as entidades
representativas da categoria profissional, com o intuito de compatibilizar os interesses e as
aspirações da categoria com os demais segmentos da sociedade brasileira, com vistas a uma sociedade justa, livre e democrática; b) desempenhar suas atividades como entidade
representativa independente, sem filiação político-partidária; c) representar o pensamento dos Geólogas(os) brasileiras(os) junto à opinião pública, aos poderes constituídos, às entidades municipais, estaduais, federais e internacionais bem como aos demais órgãos e empresas de âmbito nacional e estadual, públicas ou privadas; d) promover a dinamização das entidades representativas, incentivando a efetiva participação de todos os associados no processo de discussão e decisão; e) promover o intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, bem como instituições técnico-científicas e culturais.

Em cumprimento de seus objetivos, a FEBRAGEO lançou, em 2017, o Geo Políticas:
Fórum Permanente de Políticas Públicas em Geodiversidade, com o objetivo principal de
discutir e propor políticas públicas nacionais, regionais, estaduais e municipais sobre
Geodiversidade e temas correlatos de forma conjunta, permanente e integrada, atuando em vários estados, buscando incrementar a ação dos Geólogas(os) ou Engenheiras(os) Geólogas(os) junto à sociedade.

Desde o primeiro evento realizado em 2017, foram discutidos diversos assuntos ligados à
Geodiversidade, que culminaram na realização no mês de agosto e setembro 2018 de encontros regionais para elaboração de um documento único para ser apresentados aos candidatos à eleição de 2018 e, principalmente, para servir de fundamento a ser alcançado em ações integradas a serem executadas nos próximos anos pelas entidades filiadas à FEBRAGEO.

Para elaboração desse documento, foram realizados eventos abertos ao público em geral
nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Cuiabá, além de reuniões feitas por entidades em outros estados. Todas as propostas discutidas e aprovadas nesses eventos e reuniões foram encaminhadas a diretoria da FEBRAGEO para organizá-las em um único documento nacional.

Nesse sentido, o presente documento intitulado “PROPOSTAS DA FEBRAGEO AOS CANDIDATOS DA ELEIÇÃO 2018” reflete as discussões que a entidade tem realizado em nível nacional durante o último ano.

As propostas são apresentadas por tema: a) setor mineral; b) petróleo e gás; c) Obras de
Engenharia, Planejamento Territorial e Meio Ambiente; d) Geodiversidade; e) Ensino. Cada
proposta apresenta um texto sintético de apresentação e uma justificativa.

O presente texto além de ser a visão da FEBRAGEO sobre diversos temas a serem apresentados e discutidos com candidatos à eleição de 2018, é um documento orientativo para ações da entidade junto ao Governo Federal, Congresso Nacional e governos estaduais e municipais.

Inicialmente, a FEBRAGEO afirma seu compromisso com princípios fundamentais e
constitucionais que devem orientar todas as relações, negociações e ações da vida em sociedade, sejam elas profissionais, políticas, empresariais, sociais e econômicas, dentre eles destacam-se:
a) respeito à democracia, à soberania nacional e ao pluralismo de pensamento e da participação político-partidária, para construção de uma sociedade livre, justa e solidária;
b) respeito à cidadania e à dignidade da pessoa humana, priorizando a erradicação da
pobreza e da marginalização, e a redução das desigualdades sociais e regionais;
c) respeito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, garantindo o desenvolvimento nacional sustentável e a preservação do meio ambiente;
d) respeito aos valores da ética nas relações sociais, econômicas e ambientais,
especialmente, no tratamento da coisa pública e das relações e ações das empresas públicas e privadas e do indivíduo;
e) respeito aos direitos humanos, a defesa incondicional da paz e da solução pacífica dos
conflitos e a cooperação entre os diferentes pensamentos para o progresso da sociedade brasileira e da humanidade; e,
f) repúdio a qualquer tipo de terrorismo, racismo, preconceito e a incitação e atos de
violência.

Para FEBRAGEO esses são princípios inegociáveis que devem nortear nossa sociedade
não somente nas palavras e nos textos, mas nas ações diárias de cada brasileiro na busca de uma sociedade livre e justa para todos.

Leia o documento na íntegra.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo