Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

O Papel da Engenharia no Planejamento e Preparo da Defesa

29/07/2019 às 18:00 - 20:00

Descrição:
Por preparo da defesa entende-se o desenvolvimento e a sustentação de capacidades operacionais de combate e, também, industriais e tecnológicas específicas para defesa. Essas duas capacidades são providas pelos dois principais instrumentos da Defesa: as Forças Armadas (FFAA) e a Base Logística de Defesa (BLD). Esta última agrega, do lado da oferta, não só capacidade industrial e tecnológica para defesa, mas também serviços de apoio às operações e recrutamento e qualificação de recursos humanos.
Do lado da demanda, a BLD é quem gerencia todos os processos de desenvolvimento e aquisição de produtos e tecnologias para defesa. A gestão estratégica da defesa é a atividade que envolve a integração do desenvolvimento e sustentação desses dois instrumentos estratégicos (FFAA e BLD), com base nos recursos disponibilizados pelo Poder Político no orçamento de defesa. O planejamento da defesa e sua execução, que resulta no preparo, é o principal produto da gestão estratégica da defesa. A engenharia tem um papel proeminente e insubstituível em todas as fases de planejamento e preparo da defesa.

Palestrante:
Eduardo Brick
Possui graduação em Engenharia Elétrica / Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), graduação em Ciências Navais pela Escola Naval, doutorado em Engenharia de Sistemas – US Naval Postgraduate School (1976). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Promoção:
Clube de Engenharia
Diretoria de Atividades Técnicas – DAT
Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia – DCTEC
Academia Nacional de Engenharia - ANE

Apoio:
Divisão Técnica de Geotecnia – DTG
Divisão Técnica de Exercício Profissional – DEP
Divisão Técnica de Formação do Engenheiro – DFE

Serviço:
Dia 29/07, segunda-feira, às 18h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Detalhes

Data:
29/07/2019
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo