Roda de conversa da 2ª edição do EFFEng reuniu dezenas de estudantes. Fotos: Diogo Valadares

A cerca de um mês da 3º edição do Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia, alunos de diversas instituições de ensino, e de distintas regiões do Estado do Rio de Janeiro, realizam pré-encontros. Está é a forma que os estudantes têm de “se preparar” para o 3º EFEEng, a ser realizado dia 17 de agosto, no Clube de Engenharia. Em encontros presenciais ou bate-papos online, as universidades se mobilizam para apontar os temas em debate na “Roda de Conversa”, que fará parte da programação.

O coordenador da SAE, José Stelberto Soares, explica que esses encontros prévios buscam informações sobre as expectativas e prioridades dos estudantes e, também, avaliam o interesse dos participantes tanto do ponto de vista técnico, quanto político. Para ele “tem sido interessante realizar os pré-encontros, pois eles ajudam a qualificar as discussões dos temas pautados para o EFEEng”.

Pré-encontros ajudam a qualificar os debates.

Stelberto (foto ao lado), que participou do pré-encontro da Universidade Federal Fluminense (UFF) Petrópolis, realizado dia 10 de junho, esclarece que a proposta é fomentar o debate. “A expectativa é fazer uma roda de conversa ainda mais qualificada durante o EFEEng. Espero que a gente consiga os necessários desdobramentos em temas que consolidem debates no campo de interesse dos estudantes de engenharia, jovens que se formam também para construir o futuro do país." 

Para Ivysson Guimarães dos Santos, estudante do 5º período de Engenharia de Produção da UFF, Campus Petrópolis, os pré-encontros fazem parte do processo de integração dos estudantes com o Clube de Engenharia: “O pré-encontro na UFF foi uma oportunidade única de tirarmos dúvidas, falarmos sobre o mercado de engenharia de produção e ouvirmos também.” Para ele, os pré-encontros colaboram na organização do 3º EFEEng. “Esse será meu segundo EFEEng e estou cheio de expectativas. A palestra que avalio como a mais importante é a que trata da depressão na engenharia. Estou ansioso”, finalizou.

Outro grupo que já realizou seu pré-encontro foi o de estudantes de Engenharia de Produção do CEFET Campus Maracanã. Beatriz Tavares da Matta contou que o debate foi uma oportunidade de aproximação com a prática da profissão: “Achei o pré-encontro muito interessante, porque discutimos sobre coisas práticas, que nos colocam mais próximos à realidade.” disse.

Para Tatiana Ferreira, da equipe de coordenação, os pré-encontros fazem parte do processo de qualificação dos debates “É um modo de anteciparmos o debate e já chegarmos afinados para a 3ª edição do EFEENG’’, comemora.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto e o site pode ser acessado aqui. Para marcar presença no evento do Facebook, clique aqui.

Em encontros presenciais ou bate-papos online, estudantes se mobilizam para discutir assuntos em comum.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo