O engenheiro empreendedor deve saber enxergar uma oportunidade para além do convencional. Foto: PxHere.

Sérgio Rocha Lima, formado em Engenharia de Telecomunicações e Análise de Sistemas, que atua como consultor nas  áreas de negócios e inovação tecnológica, realizou palestra no Clube de Engenharia sobre "O Engenheiro Empresário / Empreendedor - Caminhos para o Sucesso".

Mudar paradigma envolve, por exemplo, perceber que a configuração atual das empresas mudou. A quebra do modelo de hierarquia, em muitos casos, acabou com os cargos de presidência, diretoria, entre outros, assumindo uma estrutura mais horizontal e enxuta. As funções estão distribuídas entre menos empregados. E dentre as opções existentes para sair de uma situação de inércia, além das tradicionais - como enviar currículos e prestar concurso público - está o empreendedorismo.

Rocha explicou que alguém pode se tornar empreendedor por necessidade - na ausência de outra fonte de renda - ou por oportunidade. Profissionais já ligados à tecnologia - ou negócios que possam ser viabilizados via novas mídias - estão empreendendo com startups: novas empresas digitais, com um elemento diferencial que atenda a uma necessidade do mercado consumidor. Mas para todo novo negócio é preciso ter consciência do risco. Segundo o palestrante, só se investe em um novo negócio o dinheiro que "pode ser perdido", e para que não seja um fracasso - uma vez que metade das novas empresas falem em dois anos - é fundamental o planejamento, com plano de negócio, questões financeiras, trabalhistas, de marketing, etc.

A palestra foi promovida, no dia 12 de novembro, pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e Divisões Técnicas de Exercício Profissional (DEP), Formação do Engenheiro (DFE) e Manutenção (DMA), e contou com o apoio das Divisões Técnicas de Engenharia Econômica (DEC), Engenharia Industrial (DEI) e Ciência e Tecnologia (DCTEC).

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo