Engenheiras e arquitetas comemoram o protagonismo feminino

Lideranças femininas homenageadas, integrantes da ABEA nacional e ABEA-RJ e convidadas. Foto: Fernando Alvim.

A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (ABEA-RJ) realizou no Clube de Engenharia, em 27 de janeiro, a primeira edição do Prêmio Mulher Destaque ABEA-RJ, homenageando lideranças femininas que abrem portas para a participação das mulheres em todos os setores, em especial nas entidades profissionais e na Academia. Em clima festivo e emocionado, com o salão do 24° andar lotado, o evento reuniu um grupo extremamente representativo de nove homenageadas que atuam à frente de conselhos regionais de Engenharia e Agronomia, assim como de Arquitetura e Urbanismo, além de dirigentes de instituições universitárias.

Na mesa de homenagem, a presidenta da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas (ABEA) nacional, Duaia Vargas; a presidenta da ABEA-RJ, Iara Nagle; o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krügger; o ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ); e, representando a presidência do Clube de Engenharia, o ex-presidente Francis Bogossian, atual presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

A luta pelo protagonismo 

Iara Nagle abriu o evento fazendo um resgate da história da ABEA, que comemorou 82 anos em 2019, e foi fundada pela engenheira civil e urbanista Carmen Portinho junto a outras 10 formandas da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo Nagle, a ABEA hoje executa projetos em prol do sucesso de engenheiras, arquitetas, agrônomas, geólogas, geógrafas e meteorologistas: "Queremos trazer essas mulheres para o protagonismo, num cenário em que estereótipos de gênero dificultam o ingresso em algumas áreas de conhecimento e de trabalho. A presença das jovens nas universidades e no primeiro emprego, as vivências diárias das profissionais já estabelecidas e as análises sobre o olhar das mulheres a partir do ponto de vista das aposentadas, passando pelo desenvolvimento de carreira e tendo empregabilidade, são alguns dos temas que pretendemos debater nessa nova jornada”. A apresentação da presidenta da ABEA-RJ foi complementada pela de Duaia Vargas, que defendeu a luta de homens e mulheres pela igualdade de gênero em todas as atividades e convidou jovens a ingressarem na entidade levando novas ideias.

Solenidade no salão do 24º andar do Clube de Engenharia. Foto: Fernando Alvim.

Destaque da premiação

Dentre as representantes dos CREAs estavam Alice Scholl, engenheira civil e de segurança do trabalho, ex-presidenta do conselho do Rio Grande do Sul, CREA-RS; Lúcia Helena Vilarinho Ramos, engenheira civil e primeira presidenta do CREA do Espírito Santo (CREA-ES); Maria de Fátima Ribeiro Có, engenheira civil e presidenta da unidade do Distrito Federal, CREA-DF.

Arquitetas e urbanistas foram representadas por Ana Maria Farias, presidenta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU-SE); Ana Cristina Lima Barreiros, arquiteta, urbanista e presidenta do CAU de Rondônia, o CAU-RO; e Margareth Ziolla Menezes, arquiteta e urbanista do Paraná, presidenta do CAU-PR.

Mulheres que vêm se destacando na gestão universitária também foram homenageadas: Andrea Queiroz Rego, arquiteta e urbanista, atual diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU-UFRJ); Cláudia do Rosário Vaz Morgado, engenheira civil e de segurança do trabalho, e primeira diretora mulher da Escola Politécnica da UFRJ; e Denise Pires de Carvalho, médica e biofísica e primeira reitora mulher da UFRJ em 100 anos de existência da instituição.

Uma luta de todos

O empenho para levantar dentro da entidade – e nos diversos CREAs do país – as questões referentes às profissionais em comitês e grupos de trabalho foi abordada, com ênfase, por Joel Krügger. O presidente do Confea declarou apoio permanente dos conselhos em relação às profissionais da engenharia, agronomia, geociências ou meteorologia: "Estaremos sempre juntos colocando a mulher no protagonismo do exercício profissional, na sua vida pessoal, na Academia, na formação”.

Mesa de homenagem, da esquerda para a direita: Duaia Vargas, Francis Bogossian, Iara Nagle e Joel Krügger. Foto: Fernando Alvim

O tema da inclusão também foi o foco de Pedro da Luz Moreira, ex-presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), que comentou a política do Instituto de paridade de gênero em sua diretoria. “Estamos indo em direção a um mundo com mais inclusão e mais participação de todos”, afirmou. Já a competência e comprometimento das mulheres no estudo e no exercício da engenharia foram destaques no depoimento de Francis Bogossian, ao lembrar ter testemunhado, como professor universitário, o crescimento do número de mulheres nos cursos, além de ter trabalhado em parceria com as mesmas. "A mulher é empenhada, dedicada, procura ser competente e fiel à profissão que escolheu, ao cargo que exerce. A mulher dá de si na execução do trabalho", elogiou.

O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, também prestou sua homenagem às profissionais, ao final do evento, após se liberar dos compromissos na Casa que aconteciam em paralelo. Celestino registrou que apenas no final dos anos 1920 as primeiras mulheres se formaram como engenheiras e arquitetas, e hoje são maioria nas respectivas áreas e em muitas outras. E homenageou nominalmente as engenheiras de destaque de diversas décadas que fizeram parte da Diretoria ou do Conselho Diretor do Clube, como Carmen Portinho, Heloisa Frankel, Carmen Sirotski e Clara Steinberg. “Essa Casa sempre foi aberta à participação feminina, com a certeza de que essa entidade, já longeva, vá se renovar para incorporar a juventude em torno das lutas que nos unem, que são as lutas em defesa da Democracia, da Engenharia e da Soberania”, afirmou.

Títulos de sócios beneméritos

Os parceiros históricos na vitoriosa trajetória foram homenageados com Títulos de Sócios Beneméritos da ABEA. Foram eles: Alberto Balassiano, presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ); Alvaro Henrique Teixeira de Almeida, juiz e desembargador; Eliomar Coelho, engenheiro civil e deputado estadual; Fernando Annibolete, presidente da Associação de Profissionais da Ciência e Tecnologia (Asprocitec); Francis Bogossian; Francisco José Teixeira Lagada, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC); Jaques Sherique, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes) nacional; Jeferson Salazar, presidente do CAU-RJ; Joel Krügger; Jorge Luiz Bittencourt da Rocha, engenheiro eletricista e conselheiro federal no Confea; José Schipper, engenheiro civil e perito; Luiz Antonio Cosenza, presidente do CREA-RJ; Paulo Eduardo Gomes, engenheiro de telecomunicações e vereador na cidade de Niterói; Paulo Roberto Vilela Dias, engenheiro civil, presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC); Pedro Celestino; Pedro da Luz Moreira; Ricardo Nascimento, engenheiro eletricista e diretor financeiro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) nacional; Sergio Antonio Abunahman, engenheiro industrial e mecânico, perito e assistente técnico junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); e Sergio Velho, geógrafo.

O evento também homenageou, in memorian, José Chacon de Assis, que foi engenheiro eletricista, conselheiro do Clube de Engenharia e conselheiro federal no Confea. Chacon faleceu em 03 de julho de 2018 e a homenagem foi recebida por sua viúva, Silvia Passos, e sua filha, Clarice Chacon. Seu papel nas entidades de classe foi lembrado por Iara Nagle: “Chacon muito nos incentivava, nos prestigiava e nos inseriu nos movimentos sociais onde fazia questão da participação da ABEA".

O evento completo pode ser conferido em vídeo no Facebook da ABEA-RJ, aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo