Carlos Lessa: nosso adeus ao guerreiro das boas causas

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Intelectual brilhante, incansável guerreiro dos bons combates, apaixonado pelo Brasil e, em especial pelo Rio de Janeiro, Carlos Lessa sempre foi uma referência nas lutas pelas causas do povo brasileiro. Entre elas, a educação, a universidade pública, a democracia e a soberania nacional. Economista, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Lessa faleceu nesta sexta-feira (5), aos 83 anos, vítima de contaminação pela Covid-19. Lessa deixa 3 filhos e netos.

"Meu amado pai foi hoje às 5h da manhã descansar. A tristeza é enorme. Seu último ano de vida foi de muito sofrimento e provação. O legado que ele deixou não foi pequeno. Foi um exemplo de amor incondicional pelo Brasil, coerência e honestidade intelectual, espírito público, um professor como poucos e uma alma generosa que sempre ajudou a todos que podia quando estava a seu alcance, um grande amigo. Que descanse em paz. Aos que têm afeição por ele, comunicaremos uma cerimônia virtual em função da pandemia", postou seu filho, Rodrigo Lessa, nas redes sociais.

Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa formou-se em ciências econômicas pela antiga Universidade do Brasil, concluindo o mestrado em análise econômica pelo Conselho Nacional de Economia. Obteve o doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e foi professor no Instituto Rio Branco do Itamaraty. Ministrou cursos na CEPAL e no ILPES da ONU, no Instituto para Integração da América Latina, na Universidade do Chile, na Unicamp e na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, entre outras.

O Clube de Engenharia se solidariza com a família, certo de que a ausência do Mestre privará o país do convívio com a inteligência e a lucidez de que tanto necessitamos nos tempos que vivemos.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo