Conselho Diretor do Clube de Engenharia solicita audiência ao presidente da Petrobras

CT 90/15                                                               

 

Rio de Janeiro, 26 de março de 2015.

 

Ilmo. Sr.

Aldemir Bendine
Presidente da Petrobras

 

Senhor Presidente,

    Pelo presente expediente, o Clube de Engenharia, entidade nacional sediada no Rio de Janeiro desde 1880, vem solicitar de V.Sa. se digne receber em audiência uma Comissão de seu Conselho Diretor, encabeçada por seu Presidente, com o propósito de manifestar o parecer de que a Petrobras deva, urgentemente, assumir o gerenciamento direto das atividades relacionadas com os contratos de serviços em vigor.

    Antes que tal iniciativa possa representar uma ingerência nos assuntos de responsabilidade da grande empresa nacional, ela traz consigo, como adiante se aponta, uma preocupação de imenso alcance cívico que a justifica plenamente. Além de ser uma proposta viável suportada por largas razões de fundamento técnico lastreadas na experiência e competência da empresa, pretende, como grande alvo, evitar consequências danosas oriundas da interrupção injustificável dos contratos em vigor, a principal delas o desemprego em larga escala que abrangeria não apenas os trabalhadores das atividades-fim, mas também todos aqueles que operam nos sub-contratos delas decorrentes.

    O Clube de Engenharia compreende a gravidade do atual momento e a excepcionalidade das relações entre contratante e contratados, diante dos fatos. Entende também caber às instituições responsáveis pelas apurações e seus desdobramentos o papel constitucional que conduza à normalidade tais relações. Mas, enquanto isso, sensibiliza-se no sentido de contribuir com o máximo possível de bom senso, técnico e socialmente justo, que proteja o trabalhador e torne realizável o objeto de cada contrato. O emprego do acervo de competência da Petrobras é uma saída inteligente e tolerável, ainda que excepcional, para que os episódios danosos à Nação não se expandam em prejuízo de inocentes.

    Nestes termos, agradecendo a atenção de V.Sa., e renovando os votos de respeito e consideração,

Atenciosamente,

Francis Bogossian
Presidente do Clube de Engenharia

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo