Ciclo de Conferências tem início com palestra sobre inovação

A inovação na construção civil e a produção industrial, que têm como objetivo tornar mais seguros e mais fáceis de manusear os encanamentos de gás em edifícios, foram os principais temas abordados na primeira palestra do Ciclo de Conferências de Inverno. O conferencista, engenheiro Flavio Ribeiro Rodrigues, apresentou uma tecnologia “que vai modificar a maneira com que se vê o gás predial. É revolucionário ir do ferro galvanizado para os tubos multicamadas que apresentam inúmeras vantagens”, explicou Flavio.

 “Com gás não se brinca. Sempre que há algum incidente envolvendo vazamento de gás, a comoção é grande por se tratar de algo silencioso. Todo cuidado é pouco e não se pode usar material que não seja de ponta”, justificou. 

Entre as características que tornam os tubos atraentes estão a leveza – não é preciso usar a prancha de transporte para subir os tubos, uma vez que 100 metros de tubos pesa apenas 11 quilos – e a maleabilidade. “É possível curvar os tubos com as mãos, eliminando o uso de muitas conexões no encanamento”, destacou Flavio. Além disso, diferente do cobre, que tem valor comercial e muitas vezes acaba sendo roubado das obras, o tubo multicamadas não vale para nada que não seja o encanamento de gás. “É uma tecnologia que veio para ficar, ainda que, no começo, haja alguma resistência. Isso é normal”, finalizou.

O Ciclo de Conferências de Inverno acontece em julho e agosto com palestras todas as quintas-feiras. Os próximos eventos serão, no dia 16 de julho, com a palestra “O mais elementar mecanismo de resistência mecânica dos "aços-Carbono-estruturais", de Edson Monteiro; dia 23 de julho, “O desafio da sustentabilidade”, com Irineu Soares; dia 30 de julho, “Telecomunicações e desenvolvimento”, com Márcio Patusco; e em 19 de agosto, “O Estado da Arte da Geotecnia Offshore no Brasil”, com o presidente Francis Bogossian.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo