Lançamento do livro "Mauá, muito além da família"

Mauá, precursor da industrialização do Brasil, em livro

Enfim, o "Mauá, muito além da família" já tem data de lançamento: 14 de junho, quarta-feira próxima, entre 15h e 17h30, no auditório do 22º andar do Clube de Engenharia. A professora Lilian Paes de Carvalho Ramos, tetraneta de Mauá e autora do livro atendeu ao convite do Diretor Cultural, Cesar Drucker, para lançar seu livro aqui no Clube, tendo em vista as extraordinárias realizações do biografado na nossa área.

O livro identifica os mais de 30 megaempreendimentos de Visconde de Mauá nos cinco continentes do planeta. Tudo isto sem superfaturamento nem propina. Mauá nasceu em 1813 e morreu em 1889, aos 75 anos, 20 dias antes da proclamação da República. Antes de falir, pagou a todos os seus credores. É famosa e antológica, na literatura dos grandes negócios, a sua "Exposição aos Credores".

A obra, uma produção da editora Léo Christiano Editorial, traz os principais fatos da vida privada e pública do comerciante Irineu Evangelista de Souza, que viria a se tornar Barão - e depois Visconde - de Mauá. Está registrada no livro toda a sua atuação, por pelo menos quatro décadas, em áreas como transportes, navegação, bancos, saúde pública, iluminação, política, agricultura,  indústria, comunicação e cultura. Ele foi responsável, por exemplo, pela primeira ferrovia do Brasil e o primeiro cabo telegráfico submarino entre o Brasil e a Europa. A obra também conta da vida familiar e social de Irineu Evangelista de Souza, em questões de política, relacionamentos, lugares onde morou, amizades, entre outras.

Promoção:
Diretoria de Atividades Culturais e Cívicas

Serviço:
Dia 14/06 das 15h às 17h30
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo