Informe 15/05- Como a privatização da Eletrobras pode impactar as tarifas e a segurança energética

Como a privatização da Eletrobras pode impactar
 as tarifas e a segurança energética

A divisão técnica especializada de Energia (DEN), do Clube de Engenharia, promove amanhã, 16/05, mais um evento com o objetivo de fortalecer o movimento em defesa da Eletrobras pública. Em “Privatização da Eletrobras, segurança energética e tarifa de energia”, estarão em destaque dois dos principais pontos afetados pela possível desestatização da empresa: o preço que o consumidor residencial e a indústria irão pagar e o perigo que representa o provável fim do sistema nacional interligado.

Para debater o assunto, o Clube de Engenharia convidou Ildo Sauer, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo; Renato Queiroz, diretor do Instituto Ilumina e pesquisador do Grupo de Economia da UFRJ; e James Bolivar, conselheiro do Clube de Engenharia. Segundo Mariano de Oliveira, chefe da DEN, a ideia é que os especialistas evidenciem as falácias que envolvem o processo. “Sabemos que não é verdade que empresas privadas são mais eficientes que as públicas. Sabemos também que a diminuição na tarifa não é real. Em 1990, quando deram início à privatização do setor elétrico, algumas geradoras e as distribuidoras foram privatizadas. O argumento da queda das tarifas também foi usado naquela ocasião mas, de lá cara cá, a tarifa subiu 130% acima da inflação”, destaca Mariano.

Conselheiro do Clube de Engenharia, Mariano lembra, ainda, que a questão é mais ampla que a Eletrobras e abrange todo o setor de energia do país. “É parte desse processo o desmantelamento da Petrobras em suas áreas produtivas: a BR Distribuidora, as refinarias, onde é processado o petróleo e onde se agrega valor aos derivados. Vamos ficar reféns da importação de óleo, de gasolina, e o Brasil será mero exportador do óleo cru”, alertou.

O evento é parte do trabalho do Fórum Permanente em Defesa da Eletrobras, fundado no Clube de Engenharia no último dia 10/05 com a participação de parlamentares, movimentos sociais e representantes da academia.

Serviço:
Dia 16/05, quarta-feira, às 18h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Metrô Estação Carioca

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo