As Divisões Técnicas correspondem ao motor do Clube de Engenharia. É através do trabalho delas que são realizados os eventos técnicos do Clube, como palestras, mesas de debates, painéis, seminários e congressos. Esses eventos podem ser promovidos por uma determinada Divisão Técnica ou podem ser promovidos em conjunto por várias Divisões Técnicas, de comum acordo.
Além disso, as DTEs fazem estudos técnicos que podem ser encaminhados como Propostas ao Conselho Diretor do Clube e, caso aprovados, passam a ser Resoluções do Conselho Diretor, a serem apresentadas pela Presidência do Clube às mais variadas esferas do poder público: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Há atualmente 20 Divisões Técnicas, cada uma delas com sua Comissão Executiva, composta por Chefe, Subchefe e Secretários. Cada Comissão Executiva é eleita por um período de 2 anos pelos associados inscritos na mesma. A Comissão Executiva de cada Divisão Técnica se reúne mensalmente com os sócios inscritos na Divisão para, dentro da sua área de atuação específica, planejar e organizar os eventos ou realizar estudos técnicos.
As Divisões Técnicas ficam hierarquicamente subordinadas à Diretoria Técnica do Clube. Mensalmente as Comissões Executivas se reúnem para tratar de assuntos de interesse comum às Divisões Técnicas, tendo no mínimo um diretor do Clube.
As 20 Divisões Técnicas abrangem praticamente a totalidade dos assuntos relativos à Engenharia. Desse modo, o Clube fica a cavaleiro para opinar sobre assuntos técnicos.
DIVISÃO TÉCNICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (DCTEC)
Acompanha o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia e suas relações com os diversos setores de engenharia.
Chefe: Alexandre Vacchiano de Almeida
Subchefe: Marcio Patusco Lana Lobo
Secretários: Manoel Lapa e Silva
DIVISÃO TÉCNICA DE CONSTRUÇÃO (DCO)
Aborda as questões do setor de construção, os métodos e processos adotados e os materiais utilizados, e as novidades surgidas ultimamente.
Chefe: Rivamar da Costa Muniz
Subchefe: Abílio Borges
Secretários: Flávio Coutinho e Júlio Artur Villas Boas
DIVISÃO TÉCNICA DE ELETRÔNICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (DETI)
Abrange as áreas de eletrônica, telecomunicações e tecnologia da informação, atuando nas questões técnicas e na política tecnológica destes setores .
Chefe: Miguel Santos Leite Sampaio
Subchefe: Gilberto Paes França
Secretário: Harry José Ferreira Camargo
DIVISÃO TÉCNICA DE ENERGIA (DEN)
Promove estudos e debates das questões ligadas à demanda e oferta de energia e às políticas governamentais para o setor energético nacional buscando produzir subsídios para os diversos agentes ligados ao setor. No desenvolvimento de suas atividades aborda o uso eficiente e a racionalização de energia, os programas energéticos, o aproveitamento dos recursos hídricos, a utilização da energia nuclear, dos combustíveis líquidos e de fontes alternativas de energia.
Chefe: James Bolivar Luna de Azevedo
Subchefe: Alcides Lyra Lopes
Secretária: Regina Conceição Correa da S. Moniz Ribeiro
DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA (DSG)
Promove a engenharia de segurança, através de cursos, palestras, congressos, seminários, etc, em parceria com CBERTI, SOBES-RIO, DTE's, SEARJ, MTE, ABNT – Comitê 24 e, em especial, a atualização do COSCIP.
Chefe: Neilson Marino Ceia
Secretários: José Luiz de Jesus Salgado; Luiz Alexandre Mosca; Marlise de Matosinhos Vasconcellos; Regina Helena Cezar Maldonado e Robson Santos Barradas
DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA DO AMBIENTE (DEA)
Compete à DEA o desempenho das atividades referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos sendo que uma das principais atribuições da Engenharia Ambiental é o levantamento e redução dos danos ocasionados pelo ser humano nos meios biológicos e físicos. A criação de novos meios para combater os efeitos causados pelo ser humano é um dos objetivos dessa Divisão.
Chefe: Paulo Murat de Sousa
Subchefe: Abílio Valério Tozini
Secretários: Denise Baptista Alves e Hugo Karam de Lima
DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA ECONÔMICA (DEC)
Voltada para o exame dos projetos de engenharia e de investimento em geral, bem como de suas execuções, sob a ótica da Relação Benefício / Custo e de Taxas de Retorno Econômico e Social, visando otimizar seus impactos no desenvolvimento das regiões diretamente envolvidas e do País em geral.
Chefe: Mauro de Souza Gomes
Subchefe: Paulo Tadeu Costa
Secretários: Alberto Balassiano; Milton Jacob Mandelblatt; Ronaldo Foster Vidal e Sérgio Antônio Abunahman
DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL (DEI)
Promove debates e estudos sobre as questões industriais, em toda a área de abrangência, inclusive os aspectos de gestão, qualidade, desempenho e tecnologia industrial.
Chefe: Luiz Antônio Fonseca Punaro Barata
Subchefe: Elinei Winston Silva
Secretários: Eduardo Proença Hingst e Ottílio Guernelli Júnior
DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA QUÍMICA (DTEQ)
Promove através do debate técnico-científico uma indústria química nacional forte e competitiva. Objetiva fomentar a expansão da capacidade de inovação de maneira a ampliar a competitividade do produto químico brasileiro
Chefe: José Eduardo Pessoa de Andrade
Subchefe: Simon Rosental
Secretário: Nelson Gonçalves Calafate
DIVISÃO TÉCNICA DE ESTRUTURAS (DES)
DTE dedicada ao estudo de métodos de projeto, técnicas de execução e comportamento das estruturas em geral, incluindo edificações, pontes, viadutos metropolitanos, barragens, plataformas offshore, etc., com foco nas recentes realizações e no bom desempenho das construções
Chefe: Robson Dutra da Veiga
Subchefe: Roberto Possollo Jermann
Secretários: Antero Jorge Parahyba; Ivan Ribeiro da Conceição; Mayara de Moraes Santos e Wilian dos Santos Morais
DIVISÃO TÉCNICA DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL (DEP)
Preocupa-se com as questões dos engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos, focando na oferta e demanda do mercado de trabalho, nas suas competências profissionais, áreas de atuação profissional, bem como nos níveis salariais das categorias.
Chefe: José Jorge da Silva Araujo
Subchefe: Bruno Silva Mendonça
Secretário: Gabriel Aguilar Sampaio, João Pedro Cunha Nascimento e Marcelo Acha Alexandre
DIVISÃO TÉCNICA DE FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO (DFE)
Aborda as questões de formação e capacitação dos engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos, os ciclos básicos, profissionais e específicos de formação, bem como as especializações associadas à oferta e demanda do mercado de trabalho.
Chefe: Jorge Luiz Bitencourt da Rocha
Subchefe: José Brant de Campos
Secretários: Clovis Augusto Nery; Gilberto Rufino de Santana e Manoel Gibson Maria Diniz Navas
DIVISÃO TÉCNICA DE GEOTECNIA (DTG)
Promove junto aos associados, com a participação e apoio de entidades técnico-cientificas, meio acadêmico , órgãos governamentais e empresas de engenharia, debates, discussões, palestras técnicas e seminários abordando a geotecnia nas suas diversas áreas de atuação , sempre com o objetivo de trazer benefícios para a sociedade em geral.
Chefe: Manuel de Almeida Martins
Subchefe: Ian Schumann Marques Martins
Secretários: Newton dos Santos Carvalho e Robson Palhas Saramago
Secretário Ad Hoc: José Ricardo Cardoso Domingues
DIVISÃO TÉCNICA DE MANUTENÇÃO (DMA)
Promove através do debate de reconhecidas instituições de ensino profissionalizante, técnico e de nível superior a importância da criação de cursos e divulgação da manutenção como forma de especialização da engenharia, como também as questões de operação e manutenção dos diversos sistemas que orientam e determinam o funcionamento das empresas no ramo comercial e industrial dentre outros.
Chefe: José César da Silva Loroza
Subchefe: Carlos Alberto Barros Gutierrez
Secretários: Inácio Marcelino de Oliveira e Jorge José Ferreira dos Reis
DIVISÃO TÉCNICA DE PETRÓLEO E GÁS (DPG)
Chefe: Newton Tadachi Takashina
Subchefe: Irineu Soares
Secretários: Antônio Carlos Massad Campos; Guaraci Corrêa Porto; Maurício Carvalho dos Santos; Raphael Moura Lopes Coelho e Rubin Pedro Diehl Filho
DIVISÃO TÉCNICA DE RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO (DRHS)
Aborda assuntos ligados a saneamento ambiental, atendendo a abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e tratamento de lixo, além de drenagem urbana.
Chefe: Jorge Luiz Paes Rios
Subchefe: Miguel Fernández Y Fernández
Secretários: Antônio Fernando de Souza Pinto Saback; José Stelberto Porto Soares; Mário Augusto Pitangueira Borges e Wilson Frota e Silva
DIVISÃO TÉCNICA DE RECURSOS MINERAIS (DRM)
Cobre assuntos relacionados com os recursos minerais, as técnicas e processos de extração, beneficiamento e utilização, bem como as políticas setoriais e tecnológicas da área.
Chefe: Marco Aurélio Lemos Latgé
Subchefe: Ana Maria Netto
Secretários: Arthur Eduardo Diniz Gonçalves Horta
DIVISÃO TÉCNICA DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (DRNR)
Atua nas áreas da conservação e preservação dos recursos naturais renováveis e sua inter-relação entre as áreas agronômica, agrícola, florestal, hídrica, pesqueira, abastecimento e a área da ecologia.
Chefe: Ibá dos Santos Silva
Subchefe: Arciley Alves Pinheiro
Secretário: Ângelo Rafael Greco
DIVISÃO TÉCNICA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA (DTRL)
Aborda temas ligados aos diversos modos de transporte e logística, sua integração e a política setorial, a nível regional e nacional
Chefe: Alcebíades Fonseca
Subchefe: Licínio Machado Rogério
Secretários: Itamar Marques da Silva Junior; José Luiz Salgueiro; Pedro Dias Geaquinto e Richard Magdalena Stephan
DIVISÃO TÉCNICA DE URBANISMO E PLANEJAMENTO REGIONAL (DUR)
Promove a discussão de temas relacionados com o desenvolvimento regional, em nível nacional, estadual e municipal no Estado do Rio de Janeiro, em especial a utilização do solo urbano e qualidade de vida nos centros urbanos.
Chefe: Uiara Martins de Carvalho
Subchefe: Guilherme Fonseca Cardoso
Secretário: Affonso Augusto Canedo Netto; Edinaldo José de Souza; Fábio Palmeiro do Amaral e João Marcelo Ribeiro Amorim