Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ceci Juruá lança "Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana"

14/10/2019 às 19:00 - 21:00

A economista Ceci Juruá convida para o coquetel de lançamento de sua obra, "Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana", no dia 14 de outubro, segunda-feira, às 19h na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea.

Sobre o livro:
O livro “Horizontes de reconstrução da pátria soberana”, publicado pela editora Letra Capital, aborda os temas que constituem o tripé essencial ao desenvolvimento integral e sustentável do Brasil contemporâneo: soberania, democracia e redistribuição da renda nacional. Brasileiros que se destacaram na defesa desse tripé ao longo do século XX foram, sem dúvida alguma, Celso Furtado e Getúlio Vargas. Assim, o texto inicial é dedicado a destacar as reflexões do conjunto da obra de Celso Furtado - mais de 30 livros publicados - sobre "Estado, Economia e Acumulação de Capital". A autora procura, dessa forma, sinalizar a importância de resgatarmos, na atualidade, o estudo e a reflexão em torno da obra de Celso Furtado cuja morte "abriu um enorme vazio na construção do pensamento critico brasileiro e internacional". Outro texto trata da relação entre serviço público, ética e cidadania, relação inicialmente estruturada na Era Vargas através da realização da primeira Conferência Nacional sobre Saúde (1941). Enfim, o livro apresenta um estudo acadêmico sobre Estado e Desigualdades sociais, escrito em 2011. Para a autora não houve redistribuição de renda nos governos petistas, pois não foram incluídas na redistribuição proposta as rendas do capital. Houve sim redistribuição das rendas do trabalho que afetaram, particularmente, as classes médias, por ela consideradas "o patinho feio" do neoliberalismo.

Sobre a autora:
Ceci Vieira Juruá
Natural de Pelotas (RS), ali morou até os 18 anos. Economista, foi professora na Universidade Católica de Brasília e funcionária da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro. Tornou-se doutora em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a tese "Estado e construção ferroviária no Império do Brasil: quinze anos decisivos (1852-1867)".
Aposentada, dedica-se à pesquisa sobre Economia Política e História Econômica do Brasil, é colunista da revista Diálogos do Sul, membro do Conselho Consultivo da CNTU que a homenageou com o prêmio Personalidade Pública em 2018. Tem dois livros e muitos artigos publicados em revistas técnicas.

Serviço:
Dia 14/10, segunda-feira, às 19h
Livraria Timbre
Rua Marquês de São Vicente, 52
Shopping da Gávea

Detalhes

Data:
14/10/2019
Hora:
19:00 - 21:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo