Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Suprimento de água para o nordeste

26/03/2019 às 18:00 - 20:00

Resumo:
Apresentação de um conceito inovador e promissor, de baixo custo e baixo impacto ambiental, para captação, transporte marítimo e distribuição de água doce da bacia Amazônica para suprir a demanda de regiões carentes deste recurso, a exemplo do Nordeste, tanto nas regiões próximas do litoral quanto no seu interior. Um duto terrestre pode ser lançado paralela e integradamente com a Transnordestina otimizando a distribuição deste volume adicional de água, entre os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, com possibilidade de integração com os canais do sistema de transposição do São Francisco, com a função de artéria reguladora, conferindo maior robustez, flexibilidade e melhor gerência da distribuição de água entre os estados.

Palestrante:
Roberto Rodrigues
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1978, mestrado em Engenharia Elétrica no Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1984, e Direito na Universidade Estácio de Sá em 2003.
Autor e coautor de mais de duas dezenas de patentes na área de petróleo, entre elas: módulo de bombeamento submarino, Skid BCS e WAG loop utilizadas nos projetos dos campos de Golfinho, Jubarte, Cascade & Chinook e alguns projetos do pré-sal. Professor convidado do curso de MSO da COPPE/UFRJ desde 2004.

Promoção:
Clube de Engenharia
Diretoria de Atividades Técnicas - DAT
Divisão Técnica de Engenharia do Ambiente - DEA
Divisão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento - DRHS
Divisão Técnica de Recursos Naturais Renováveis - DRNR
Divisão Técnica de Engenharia de Segurança - DSG

Serviço:
Dia 26/03, terça-feira, às 18h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Detalhes

Data:
26/03/2019
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo