Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

XVI Semana do Cravo

23/09/2019 às 18:00 - 25/09/2019 às 20:00

O Clube de Engenharia vai ser, literalmente, palco de um dos maiores eventos de cravo do país, entre os dias 23 e 25 de setembro: a Semana do Cravo, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua 16ª edição, o evento vai contar com três recitais abertos ao público, que acontecerão diariamente às 18h, além de mesas redondas durante o dia para os músicos e musicistas inscritos. Os filhos de associados e de funcionários do Clube de Engenharia poderão assistir a uma apresentação voltada para crianças no início do recital do dia 25, quarta-feira, às 18h.

Os recitais contarão com 17 músicos e musicistas tocando obras clássicas de compositores como Bach e Mozart. A Semana vai reunir alunos e professores de outros Estados do país, como São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Goiás e Distrito Federal, com docentes da Escola de Música de Brasília, Instituto Gustavo Ritter (de Goiás) e a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP – Tom Jobim).

Tradição entre cravistas

A Semana do Cravo acontece ininterruptamente desde 2004 e, segundo o professor Marcelo Fagerlande, coordenador do evento, é uma tradição entre os cravistas do país. Durante os 16 anos de existência do projeto, a Escola de Música já teve várias direções, e todas mantiveram o projeto, mesmo agora, com recursos muito escassos.

"É um evento que se consolidou. Prova disso é que a gente o faz, atualmente, com poucos recursos financeiros de agências de fomento, e mesmo assim vêm músicos de fora, que bancam suas próprias viagens", afirmou o professor. Para além de um momento de troca de conhecimento - principalmente pelas mesas redondas da programação - e apreciação da habilidade de cada um, é também um momento de encontro e reencontro, pois participam muitas pessoas que já vieram em edições anteriores.

Para Fagerlande, é fundamental que as pessoas que tocam um instrumento ainda pouco conhecido no país não se vejam como rivais, mas sim que possam compartilhar da opção pelo mesmo instrumento. E a escolha dos participantes não é fácil: envolve montar o "quebra-cabeça" da programação, com apresentações de artistas desde crianças iniciantes até professores e pós-graduados.

Memória & Sociedade
O evento contempla todo o tripé da universidade (ensino, pesquisa e extensão) por reunir estudantes que compartilham de seus estudos e oferecer os recitais abertos ao público. Faz parte do papel da universidade pública federal se conectar com a sociedade.

Um destaque da programação é a Memória: como acontece todo ano, a Semana do Cravo busca homenagear alguém de gerações anteriores, e em 2019 a homenageada será a cravista ucraniana Violetta Kundert, que migrou para o Brasil nos anos 40 e integrou o conjunto de música antiga da Rádio MEC por décadas. Ela é um dos personagens da atual pesquisa do professor Fagerlande sobre o cravo no Rio de Janeiro no século XX. "O resgate da Memória também é nossa preocupação. Mostrar para os jovens que antes de nós outras pessoas fizeram muito", como uma forma de conectar os cravistas da atualidade com os que traçaram o caminho.

O evento, por abranger diversos níveis de ensino, tem o objetivo de ser didático, e de cumprir o seu papel: ser o encontro entre pessoas que ensinam e que estudam cravo. Quanto às expectativas de público, o professor mira na qualidade: "O importante é que as pessoas que vierem estejam interessadas".

Para ter um breve momento dos recitais de cravo dos próximos dias, veja o vídeo no link: https://youtu.be/sw5IAF5AdkI

Promoção:
Diretoria de Atividades Culturais

Serviço:
De 23/09 a 25/09, às 18h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Metrô Estação Carioca

Detalhes

Início:
23/09/2019 às 18:00
Final:
25/09/2019 às 20:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo