Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Na ABC: Simpósio sobre Recursos Minerais no Brasil

13/08/2013 às 22:00 - 14/08/2013 às 20:00

Simpósio sobre Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios

Compreendendo que a exploração de recursos minerais requer uma utilização maciça do conhecimento científico que se tem do subsolo e da gênese dos depósitos minerais, e procurando desenhar cenários sobre a futura demanda desses recursos minerais, inclusive os energéticos, a ABC decidiu organizar o simpósio "Recursos Minerais no Brasil: Problemas e Desafios". A iniciativa - além de evidenciar a preocupação da Academia com os gargalos e desafios da política, da pesquisa e da exploração mineral no Brasil - tem por objetivo lançar as bases para um olhar mais atento da ABC em relação ao setor mineral brasileiro.

O evento será realizado na sede da ABC, no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de agosto de 2013.

O cronograma

O simpósio será dividido em quatro sessões, cada uma contando com duas apresentações, que serão seguidas de intervenções de 6 especialistas de alto nível, especialmente convidados para atuarem como debatedores. Após cada bloco de exposição e intervenções dos debatedores, teremos uma janela de 30 minutos para uma discussão plenária.

Sessão I - O Brasil no mundo mineral

Atualmente, a política mineral brasileira se encontra voltada para exportação de commodities, em detrimento da construção de uma indústria nacional baseada em matéria-prima de origem mineral. Nesta sessão serão analisados tópicos relacionados à posição brasileira no que se refere à economia mineral: minerais estratégicos (terras raras e fertilizantes), política mineral e industrial, mercado interno, exportação e importação, transporte. Serão discutidas também as instituições de governo e as empresas de mineração, à luz dos marcos regulatórios e dos investimentos no setor.

Sessão II - Potencial mineral do Brasil

O Brasil, embora tenha grande quantidade de bens minerais, depende ainda da importação de muitos outros. Nesta sessão serão caracterizados os recursos existentes e potenciais, bem como as descobertas recentes e o papel do governo e das empresas na busca de reservas estratégicas. Além disso, tendo em vista que os processos metalogenéticos são de grande complexidade, deverá ser discutido o papel da Ciência e de que forma poderia ela contribuir na exploração mineral.

Sessão III - Recursos energéticos de origem mineral

Nesta sessão serão descritos os diferentes usos de produtos da mineração, utilizados como recursos energéticos no Brasil, considerando especialmente os aspectos econômicos e ambientais. Ênfase será dada na caracterização da importância relativa de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás) e nucleares (urânio), bem como a sua participação na matriz energética brasileira e possíveis desdobramentos futuros.

Sessão IV - Brasil mineral, visão de futuro

Nesta sessão os recursos minerais brasileiros serão discutidos em termos de sua importância no planejamento nacional, tanto na atualidade como no futuro. A discussão deverá ser holística, levando em conta as necessidades do país para uma situação de desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos ambientais e sociais.

Para conferir a programação preliminar e a relação dos debatedores convidados do evento, clique aqui.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para garantir sua presença, clique aqui.

Detalhes

Início:
13/08/2013 às 22:00
Final:
14/08/2013 às 20:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo