Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Agrotóxicos e Saúde Pública

16/10/2012 às 14:00 - 17:00

O mercado mundial de agrotóxicos movimentou US$ 51,2 bilhões em 2010. E o brasileiro US$ 7,3 bilhões. As seis maiores empresas – Basf, Bayer, Dow, Dupont, Monsanto e Syngenta – controlam hoje 66% do mercado mundial. E, no Brasil, as dez maiores empresas foram responsáveis por 75% da venda nacional de agrotóxicos na última safra. Os dados foram apresentados no 2º Seminário Mercado de Agrotóxicos e Regulação, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Especialistas avaliam que, além disso, quase todas as grandes corporações do ramo de agrotóxicos adquiriram empresas de sementes nos últimos anos. E aquelas que não participam desse esquema acabam ficando de fora do mercado. No final de 2011, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou um relatório sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. O texto aborda inúmeras evidências dos malefícios desses venenos e da falta de controle na utilização dos produtos. Dentre as inúmeras recomendações do documento, está a necessidade de melhoria das informações repassadas pelas empresas aos órgãos de fiscalização. Os dados sobre o mercado mundial de agrotóxicos revelam que esse comércio e o modelo de agricultura que o sustenta não mostram sinais de enfraquecimento.

Tendo em vista esse conjunto de informações, a próxima etapa do Seminário Diálogos para a Pratica do Desenvolvimento Sustentável, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), irá debater os impactos dos agrotóxicos. Com o tema “Agrotóxicos e Saúde Pública”, o evento trará à mesa o Gerente Geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles. O evento acontece na próxima terça, dia 16 de outubro, às 14h, no 22º andar do Clube de Engenharia.

Serviço:

Palestra: Seminário Diálogos para a Prática do Desenvolvimento Sustentável - “Agrotóxicos e Saúde Pública”

Palestrante: Luiz Cláudio Meirelles, Gerente Geral de Toxicologia da Anvisa. 

Terça-feira, dia 16 de outubro, às 14h, no 22º andar do Clube de Engenharia.

Organização: Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Detalhes

Data:
16/10/2012
Hora:
14:00 - 17:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo