ANE é desafiada a ser a entidade máxima da engenharia brasileira

 

A Academia Nacional de Engenharia (ANE), representada por seu presidente Francis Bogossian, entre muitos outros diretores da instituição presentes, foi homenageada pelo Clube de Engenharia no tradicional almoço mensal realizado em 25 de maio. Ao destacar o potencial da Academia para promover importantes debates no campo das engenharias, o presidente Pedro Celestino dimensionou o espaço que o setor espera que a ANE venha a ocupar. “A Academia pode ter abrangência nacional e zelar pela qualidade da engenharia produzida e pelos princípios éticos que regem a atividade humana e, em particular, a profissão”, afirmou, para logo em seguida lançar um desafio: “Preparem a ANE para ser a entidade máxima da engenharia brasileira”.

Ex-presidente do Clube de Engenharia e atual presidente da ANE, Francis Bogossian registrou o forte vínculo que as duas entidades possuem, lembrando que a Academia surgiu dentro do Clube de Engenharia, a partir dos esforços de profissionais como os engenheiros Antônio José da Costa Nunes e Sydney Martins Gomes dos Santos. “A Academia reconhece que a soberania do país, o bem-estar e a segurança de sua população se apoiam crucialmente em uma Engenharia competente, inovadora, ética e preocupada com a satisfação das necessidades de todos os estratos da sociedade”, disse ele. A entidade, segundo Francis, está à disposição de governos, da sociedade e da indústria para buscar ideias e soluções relacionadas às questões da Engenharia, Ciência e Tecnologia, principalmente hoje, quando o país atravessa um conturbado momento político, econômico e social. “Precisamos articular a união de forças para retomar o desenvolvimento nacional. O governo brasileiro, seja ele qual for, não pode prescindir de entidades nacionais para elaborar o programa de restabelecimento e retomada do desenvolvimento”, afirmou Bogossian.

 

 

A mesa da homenagem à ANE, além do presidente Pedro Celestino e de Francis Bogossian, foi composta por Sebastião Soares, 1º vice-presidente do Clube; Flávio Miguez de Mello, vice-presidente da ANE; os ex-presidentes do Clube Raymundo de Oliveira, Hildebrando de Araújo Goes, Heloi Moreira, Renato de Almeida e pelo conselheiro vitalício do Clube, Sérgio Augusto de Moraes. Estiveram presentes, representando a ANE, além de seu presidente e vice-presidente, os diretores Edival Ponciano de Carvalho e Nelson Martins; os conselheiros Sandoval Carneiro Junior e José Eduardo Moreira e os membros da Academia: Guilherme Estrella, Bruno Contarine, Wiltold Lepecki, Jerzy Lepecki, Aché Mossé, Segen Farid e Walter Arno Mannheimer.

Convidado especial
Ao comemorar os aniversários do mês de maio, o Clube de Engenharia também prestou homenagem especial ao conselheiro Sérgio Augusto de Moraes, que festejou seus 80 anos em grande estilo, trazendo em sua história a marca de muitas lutas, conforme registro de Pedro Celestino: “Não posso encerrar minha fala sem fazer menção à presença entre nós de um querido amigo, de mais de 50 anos, combatente pela liberdade, democracia e dignidade da pessoa humana. Prestou, presta e prestará inestimáveis serviços à nossa engenharia e nossa democracia. Ao meu querido amigo Sérgio Augusto de Moraes, a homenagem a todos os aniversariantes do mês”, concluiu o presidente.

 

 

Sérgio agradeceu as palavras de carinho e retribuiu, “para estimular a esperança em dias melhores” com a Marcha da Quarta-Feira de Cinzas. Cantou acompanhado do ex-presidente do Clube de Engenharia, Hildebrando de Araujo Góes Filho, os versos de Vinicius de Moraes: “A tristeza que a gente tem, qualquer dia vai se acabar, todos vão sorrir, voltou a esperança. É o povo que dança contente da vida, feliz a cantar.”

Em clima festivo e de muitas homenagens, o almoço de confraternização reuniu, ainda, associados, diretores e funcionários aniversariantes do mês de maio. São eles: Alexandre de Almeida Braga, Aureo Salles, Fernando José Correa Lima Filho, Gilberto do Valle, João Cabral, José Alfredo Moura Borges, José Henrique de oliveira Campos, Maria Alice Soares, Roberto Rossie, Rubin Diehl, Samuel Malafaia, Sergio Augusto de Moraes, Sirley Melo, Willian Paulo Maciel e Witold Lepeki.  

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo