Cerimônia marca a chegada de obras virtuais internacionais à biblioteca

A Biblioteca do Clube de Engenharia conta, desde 21 de julho, com 1066 novas obras virtuais. O chefe da Divisão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), Ibá dos Santos Silva, realizou, na ocasião, a Cerimônia de Doação de Livros Virtuais de Entidades da ONU. O novo acervo conta com publicações digitais em texto, gráficos e vídeos.

Em sua apresentação o chefe da DRHS além de informar aos presentes como acessar os documentos e obter cópias, detalhou alguns dos remetentes do material  doado e explicou a origem das doações: por ter participado de duas Conferências da ONU, como membro da delegação brasileira, assim como da Rio +20 e  da Conferência das Partes 20 (COP20), inscrito nos Grupos de Discussão da ONU começou a receber os documentos. Entre eles, um boletim diário sobre as negociações dos países, informando sobre todos os eventos vinculados às delegações e entidades oficiais, incluindo representantes das Partes Não Governamentais.

“Creio que ao Clube de Engenharia cabe o grande papel, como entidade precursora entre todas as entidades da engenharia brasileira, de manter-se nos grupos de discussão sobre os diversos assuntos que estão sendo discutidos nesse momento delicado de começo de século. Assim, quando comecei a receber essa enorme quantidade de mensagens, boletins e publicações, percebi, de pronto, que eu sozinho não era o destinatário, mas sim as entidades que me levaram até onde estive. Ou seja: o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e o Clube de Engenharia”

O engenheiro destacou as principais organizações e documentos cujos conteúdos ele considera fundamentais para a atualidade: FAO (Food and Agricultural Organization), agência especializada da ONU a respeito de alimentação e agricultura; Grupo consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional (Consultative Group on International Agriculture Research - CGIAR), rede informal de 16 centros de pesquisa agrícolas; Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovermental Panel on Climate Change - IPCC), órgão da ONU criado para estudar as mudanças climáticas; Centro para Pesquisa Florestal Internacional (Center for International Forestry Research - CIFOR), organização de investigação científica sobre o uso e manejo de florestas com foco em florestas tropicais nos países em desenvolvimento, um dos 15 centros do CGIAR; Intenções Nacionais Determinadas de Contribuições (INDCs), documento que contém o que cada país pretende fazer para reduzir e remover as emissões de gases do efeito estufa; Metas do CCAFS (Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar, em inglês, Climate Change Agriculture and Food Security).

A expectativa de Ibá dos Santos é que mais obras do gênero possam ser compartilhadas com a Biblioteca do Clube e que os interessados formem grupos de leituras para debater os temas, que considera fundamentais.

A Biblioteca está localizada na sede do Clube de Engenharia no centro do Rio de Janeiro: Avenida Rio Branco, nº 124, 22º andar. Fica aberta de segunda à sexta-feira, entre 10h e 19h e o seu acervo pode ser conferido no Portal do Clube de Engenharia.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo